A ética é um importante assunto a ser considerado, tanto para nortear a vida em sociedade quanto a vida profissional. No Serviço Social, a ética se materializa na profissão por meio do Código de Ética, da Lei de Regulamentação da Profissão e do Projeto Ético-Político do Serviço Social. As questões éticas devem estar inseridas no cotidiano profissional, de forma a assegurar os direitos previstos em tais legislações. Você é um assistente social de uma instituição, acostumado a ter como rotina profissional o atendimento dos usuários do Serviço Social. No entanto, acaba presenciando um de seus colegas sendo discriminado racialmente por um outro colega de trabalho. Diante dessa situação, você deve adotar alguma conduta na condição de assistente social ou, por se tratar de um colega de trabalho e não de um usuário, você apenas deve se solidarizar e oferecer apoio como colega?
Respostas
Resposta:
sim pois isso tudo engloba o que foi falado
Resposta:
O Código de Ética Profissional, logo em seus princípios fundamentais, prevê que o assistente social deve se empenhar na “eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças” (VI princípio fundamental). Ainda, em seu artigo 13b: “denunciar, no exercício da profissão, às entidades de organização da categoria, às autoridades e aos órgãos competentes, casos de violação da Lei e dos Direitos Humanos quanto: à corrupção, aos maus tratos, à tortura, à ausência de condições mínimas de sobrevivência, à discriminação, ao preconceito, ao abuso de autoridade individual e institucional, a qualquer forma de agressão ou falta e respeito à integridade física, social e mental do cidadão”
Dessa forma, fica evidente que, embora a situação de violação de direito e discriminação racial não tenha acontecido com um usuário do Serviço Social, o profissional tem o dever ético de adotar uma conduta de apoio, de orientação, de acompanhamento e de encaminhamento do caso vivenciado por esse colega de trabalho.
Explicação: