ALGUEM ME AJUDA PLEASE
*UMA ESCRITORA E A IGUALDADE DE GÊNERO*
Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destina a biológico, psíquico, económico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam de feminino. Somente a mediação de outrem pode constituir um indivíduo como um outro. Enquanto existe para si, a criança não pode apreender-se como sexualmente diferençada. Entre meninas e meninos, o corpo é, primeiramente, a irradiação de uma subjetividade, o instrumento que efetua a compreensão do mundo: é através dos olhos, das mãos e não das partes sexuais que apreendem a universo. De maneira imediata a criança de peito vive a drama original de todo existente, que é o drama de sua relação com o Outro. E na angústia que o homem sente seu abandono. Fugindo à sua liberdade, à sua subjetividade, ele gostaria de perder-se no seio do Todo [...] é, singularmente, quando imobilizado pelo olhar de outrem, que se revela a si mesmo como um ser. Desempenhe ou não o espelho propriamente dito um papel mais ou menos considerável, o certo é que a criança começa por volta de seis meses, a compreender as mímicas dos pais e a se apreender sob o olhar deles como um objeto. Ela já é um sujeito autônomo que se transcende para o mundo, mas é somente sob uma figura alienada que ela se encontra a si mesma.
Nesse texto, simone de beauvoir trata de questões relativas à infância das pessoas. De que forma essas questões afetam a vida dos adultos?
Respostas
Resposta: abaixo
Explicação: Simone de Beauvoir apresenta um ponto crucial no trecho "é através dos olhos, das mãos e não das partes sexuais que apreendem a universo.". Ela trabalha com a captação de conhecimentos através de estímulos sensoriais, pois é assim que sabemos se algo é duro ou macio, por exemplo.
A afirmação inicial "Ninguém nasce mulher: torna-se mulher." pode ser entendida como um fator social que determina quando a criança está pronta ou não para não mais ser vista como apenas uma criança, mas sim como um membro funcional da sociedade. Há um fator social atrelado ao "das man", (uma espécie de fantasma social que dita o que é certo ou errado, essa ideia é do filósofo Heidegger), já que frases como "mulher amadurece mais rápido", na verdade é uma questão social, esse "amadurecimento" é uma questão necessária, uma vez que a mulher (antes mesmo de se ver como uma mulher) é sexualizada e objetificada de forma extremamente precoce e é necessário esse amadurecimento para que se torne mulher e tenha ciência dessa cobrança feita desde a infância, quando meninas brincam de casinha e mamãe e filhinha enquanto meninos podem brincar de serem de tudo, uma vez que a cobrança em "se tornar homem" não é como a em "se tornar mulher";
Espero ter ajudado, se precisar de mais coisa, deixe nos comentários
Resposta:
Qual a finalidade da ciência