• Matéria: História
  • Autor: arthurboaventura
  • Perguntado 4 anos atrás

Sobre a Revolução Industrial nos séculos XVIII e XIX, é correto afirmar que

uma condição indispensável para a transição do artesanato para a manufatura e desta para a indústria moderna foi a concentração dos meios de produção nas mãos dos capitalistas.

o crescimento industrial na Inglaterra resultou em um processo conhecido como “segunda servidão”, na qual os antigos servos rurais foram transferidos para as indústrias urbanas, visando ao aumento de produtividade destas.

embora detivessem o poder político, tanto a burguesia rural como a aristocracia urbana não possuíam capitais que possibilitassem o desenvolvimento da Revolução Industrial, sendo esta, portanto, financiada pelos pequenos proprietários rurais.

a industrialização na Grã-Bretanha iniciou-se com a instalação das indústrias de bens de capital (aço e maquinário) e, depois de estruturada essa base, partiu-se para a produção de bens de consumo semiduráveis e não duráveis (tecidos, alimentos, bebidas).

Respostas

respondido por: lenaanizia
1

Resposta:uma condição indispensável para a transição do artesanato para a manufatura e desta para a indústria moderna foi a concentração dos meios de produção nas mãos dos capitalistas.

Explicação:Primeiramente, temos a ciência que o sistema da manufatura, foi sendo alterada pela máquinofactura aos poucos pelos países europeus que foram aderindo a esse novo processo. Deu-se início com a Inglaterra, por conta de ela possuir uma zona livre comerciária, a camada dominante social: a burguesia, por fomentar a economia, além de possuir ótima posição geográfica, onde é propício a exploração do mercado internacional marítimo.

Perguntas similares