• Matéria: Geografia
  • Autor: Nayarmyzz
  • Perguntado 4 anos atrás

"[...] Em tempos anteriores a determinação do calendário europeu, os forubás organizavam o seu presente numa semana de quatro dias apenas. Já o ano era definido pela repetição das estações e eles não conheciam sua divisão em meses.
[...]A duração de cada período de tempo era marcada de forma coleti- va a partir de eventos experimentados e reconhecidos por toda a comuni- dade. Neste contexto cultural, um dia começava com o nascer do sol, não sendo determinante se as cinco ou às oito horas, em nosso cálculo oci- dental, e findava quando as pessoas se recolhiam para dormir, o que po- dia ser às oito da noite ou às duas horas em nosso horário. Essas variações, contabilizadas em horas, minutos, segundos e milésimos de segundos tão importantes para nós, não o eram para eles. Assim, o dia não era dividi- do em horas, mas em períodos, que poderíamos traduzir por expressões como 'de manhã cedo, antes do sol a pino', 'com o sol na vertical', 'de tar- dinha' etc. A noite era marcada pelo cantarolar do galo. ...) Dias e semanas eram contabilizados em função de cada evento, de modo que a mulher era capaz de controlar a duração de sua gesta- ção, bem como o homem calculava o desenvolvimento dos seus culti- vos, mas sem datação. Para os iorubás tradicionais havia duas grandes estações, uma chuvosa e outra seca, separadas por uma estação de for- tes ventos, de modo que cada ano podia durar alguns dias a mais ou a menos, dependendo do atraso ou adiantamento das estações, mas isso não era tido como relevante, uma vez que os dias não eram computados aritmeticamente. "
.
.
1-faça um resumo de 10 linhas do texto
2-Os iorubás não designavam dias específicos para registrar o início das estações do ano. Quais eram as evidências escolhidas por esse povo para indentificar as estações?
3-Por que, para os Iorubás, o nosso calendário não era importante?
.
.
.
.
.
me ajudem pliss!​

Respostas

respondido por: danilogoncalvesperei
1

Resposta:O método utilizado basicamente eram as alterações no tempo e na vegetação, visto que como o inverno era seco e com fortes ventos e verão chuvoso. Já pela vegetação, isto é observado principalmente nos povos medievais e os posteriores, como os Iorubas, em que se baseavam nas alterações da abundância de determinadas espécies de plantas e na morte de outras.

Explicação:eu estudei muito para essa resposta então aproveite

Perguntas similares