• Matéria: História
  • Autor: bielgcunha02pbo8mb
  • Perguntado 3 anos atrás

1-) Leia com atenção: “Todos saímos à rua. Todos respiravam felicidade, tudo era delírio. Verdadeiramente, foi o único dia de delírio público que me lembra ter visto”, recordou cinco anos depois o escritor Machado de Assis, que participou das comemorações do fim da escravidão, no Rio." A partir do trecho escrito e de seu conhecimento sobre o assunto, pode-se afirmar que: *
1 ponto
O movimento abolicionista, por ser uma causa pleiteada pelos membros da elite cafeicultora, teve pouco ou quase nenhum apelo e participação popular.
A abolição do escravismo no Brasil foi uma causa política e econômica que passou despercebida pelos populares.
A família imperial brasileira foi uma grande entusiasta do sistema escravista, por isso retardou a abolição até o último momento e perseguiu com rigor os abolicionistas.
O movimento abolicionista foi uma verdadeira causa popular no Brasil durante o século XIX, uma vez que contou com a participação de pessoas dos mais diversos extratos sociais.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
0

É correta a alternativa D, já que no trecho Machado de Assis diz que "todos saímos à rua", o que dá a ideia de que a causa abolicionista contava com participantes de todos os setores da sociedade, havendo abolicionistas dentre os mais pobres, setores médios e dentre os mais ricos dos brasileiros.

Isto não quer dizer que todos os brasileiros fossem abolicionistas, já que a abolição era vista como um "mau negócio" pela maioria do grandes latifundiários brasileiros, além de ser muito difundido no período o preconceito racial. Quer dizer, contudo, que não era uma bandeira exclusiva de um grupo social ou outro, mas sim algo que pessoas de diferentes grupos viam como um dever moral da sociedade brasileira.

Perguntas similares