Para se tornar apropriada para consumo, a água deve passar por tratamento adequado para eliminar impurezas e microorganismos causadores de doenças. Por isso, a água obtida na natureza passa pelas estações de tratamento de água, que são locais especializados em tornar a água potável. Na estação, a água segue para uma série de tanques onde é submetida a um processo gradual de limpeza. Explique a função de cada uma das etapas de tratamento da água em uma ETA
Respostas
Hotsite Canal Unimed Paraná
Notícias Unimed
Sala de Imprensa
Revista Ampla
Relatório de Gestão
Informativos
Eventos
Home
Notícias Unimed
Papo sustentável - Da captação à distribuição, o caminho que a água faz até nossas casas
23 Agosto 2018
De onde vem a água que consumimos? Como essa água é tratada? Qual o caminho que ela faz até chegar às nossas torneiras?
Para responder essas e outras perguntas, vamos conhecer o sistema de abastecimento de água e como ele funciona. Antes de chegar às nossas casas, a água passa pelas etapas de captação, tratamento e distribuição nas Estações de Tratamento de Água, mais conhecidas como ETA.
Cada estação de tratamento possui suas particularidades, mas geralmente seguem as etapas do roteiro a seguir.
Autossustentável: Fluxograma de Tratamento de Água
Fluxograma de Tratamento de Água.
Etapa de Captação
A água bruta (sem tratamento e imprópria ao consumo humano) é captada de mananciais, reservatórios hídricos utilizados para o abastecimento de água. Os mananciais podem ser superficiais (rios, lagos e barragens) ou subterrâneos (poços profundos e lençóis freáticos).
Nessa etapa a água passa por um gradeamento (sistema de grades) que impede a entrada de elementos grosseiros contidos na água, como folhas, galhos e troncos, por exemplo, na ETA. Daí a água segue para a desarenação, onde ocorre a remoção de areia por sedimentação, otimizando o processo de pré-tratamento da água, só então a ela é bombeada para a estação de tratamento.
Vista aérea da ETA do Guandú – RJ, a maior estação de tratamento do mundo. Imagem: Custódio Coimbra / Agência O Globo
Etapa de Tratamento
A etapa de tratamento é composta pelos processos de coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação.
Ao seguir para o processo de coagulação, a água a ser tratada recebe sulfato de alumínio, cloreto férrico ou outro coagulante, sendo agitada rapidamente a fim das partículas de sujeira ficarem eletricamente desestabilizadas, se juntando com maior facilidade.
A água segue para a floculação, onde é agitada lentamente para que as partículas de sujeira se unam formando flocos.O objetivo dessa união é que os flocos de sujeira se tornem mais pesados.
Processo de floculação em ETA. Imagem: Mundo Educação
Decantação
Na decantação, a água entra nos tanques de sedimentação (decantadores), onde os flocos já formados e com maior peso vão se depositando no fundo, separando-se da água.
Tanques de decantação. Imagem: Guia Ecológico
Filtração
A água clarificada é coletada através de canaletas na superfície da lâmina d’água e distribuída para o sistema de filtração, enquanto o lodo do fundo é conduzido para tanques de depuração. Os filtros formados de cascalho, areia e antracito (carvão mineral), são responsáveis por reter as partículas que restaram da fase de decantação. É válido destacar que a filtração representa uma barreira sanitária no processo de tratamento, pois é com ela que se inicia a remoção de microrganismos patogênicos.
Filtros em uma ETA. Imagem: SAEE Itapira
Desinfecção
Depois de filtrada a água segue para a desinfecção com a adição do cloro para eliminação de bactérias e vírus causadores de doença. O cloro age como desinfetante, destruindo ou inativando os microorganismos patogênicos; e como oxidante de compostos orgânicos e inorgânicos.
Processo de desinfecção em ETA. Imagem: Giuliano Miranda – DCS|SAAE
Fluoretação
Após a cloração, é feita a correção da faixa do pH da água, tornando-a próxima do pH neutro (7,0). Esse processo é realizado com adição da cal virgem, para evitar a corrosão ou incrustação das tubulações. Em seguida ocorre a pela fluoretação, recebendo flúor que ajuda na prevenção de cáries dentárias.
Etapa de Distribuição
Após a finalização da etapa de tratamento, a água segue para análise laboratorial, onde são atestados os padrões que a identificam como potável. Só então a água potável é liberada para os reservatórios onde é armazenada antes da distribuição. Através das adutoras, e das redes de distribuição, a água potável enfim chega às nossas casas.
Autossustentável: Esquema ETA
Coagulação e Floculação
Nestas etapas, as impurezas presentes na água são agrupadas pela ação do coagulante, em partículas maiores ( flocos) que possam ser removidas pelo processo de decantação.
DECANTAÇÃO
Os flocos formados são separados da água pela ação da gravidade em tanques normalmente de formato retangular
Filtração
A água decantada é encaminhada às unidades filtrantes onde é efetuado o processo de filtração.
Desinfecção
Para efetuar a desinfecção de águas de abastecimento utiliza-se um agente físico ou químico (desinfetante), cuja finalidade é a destruição de microrganismos patogênicos que possam transmitir doenças através das mesmas.
Fluoretação
A fluoretação da água de abastecimento público é efetuada através de compostos à base de fluor.
Explicação:
é isso espero ter te ajudado ❤❤
tchau Bye bye