A Vigilância epidemiológica é um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou a prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle de doenças ou agravos. O Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SNVE) foi criado, no Brasil, em 1975, junto ao Ministério da Saúde, abrangendo, exclusivamente, doenças infecciosas de notificação compulsória e agravos inusitados à saúde. Em 1990, implantou-se o sistema de vigilância de eventos adversos pós vacinação e, a partir daí, outros sistemas de vigilância foram sendo incorporados.
Sobre essa temática, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Alternativa 1:
Vigilância de doenças infecciosas aplica-se à identificação, análise, compreensão de eventos adversos associados ao uso de medicamentos.
Alternativa 2:
Farmacovigilância analisa o comportamento das doenças (imprevisível e impacto global), influenciada pelo comportamento humano.
Alternativa 3:
Vigilância ambiental monitora a incidência, causas e circunstâncias em que ocorrem casos fatais e não fatais, intencionais e não intencionais.
Alternativa 4:
Vigilância de traumas e lesões coleta, analisa e dissemina informações sobre exposições ambientais potencialmente de risco e desfechos.
Alternativa 5:
Vigilância de doenças crônicas é o sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Alternativa 3:
Vigilância ambiental monitora a incidência, causas e circunstâncias em que ocorrem casos fatais e não fatais, intencionais e não intencionais.
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás