• Matéria: ENEM
  • Autor: leticiaaraujo7432
  • Perguntado 4 anos atrás

Leia o texto a seguir. Senhora: Aquele a quem chamastes senhor aqui está, de peito magoado e cara triste, para vos dizer que senhor ele não é, de nada, nem de ninguém. Bem o sabeis, por certo, que a única nobreza do plebeu está em não querer esconder sua condição, e esta nobreza tenho eu. Assim, se entre tantos senhores ricos e nobres a quem chamáveis você escolhestes a mim para tratar de senhor, é bem de ver que só poderíeis ter encontrado essa senhoria nas rugas de minha testa e na prata de meus cabelos. Senhor de muitos anos, eis aí; o território onde eu mando é no país do tempo que foi. Essa palavra "senhor", no meio de uma frase, ergueu entre nós um muro frio e triste. Vi o muro e calei: não é de muito, eu juro, que me acontece essa tristeza; mas também não era a vez primeira. BRAGA, R. A borboleta amarela. Rio de Janeiro: Record, 1991. 1. Sabemos que as cartas possuem remetentes e destinatários. O texto é uma crônica em forma de carta. O narrador se dirige * 1 ponto a) a uma senhora que lhe escreveu uma carta e o ofendeu profundamente, por isso ele decidiu responder em forma de crônica. b) a uma senhora que lhe escreveu uma carta e o chamou de senhor, fazendo com que ele se desse conta do envelhecimento. c) a um senhor magoado e triste por ser mais velho, por isso resolve consolá-lo assumindo a sua idade também. d) a um senhor que o ofendeu por ser um plebeu, por resolver explicar que há uma divisão social entre os dois. 2. A carta apresenta elementos bem específicos. Sabemos que o texto é uma crônica por conta de sua publicação em livro de crônicas. Qual é o elemento da carta presente no texto? * 1 ponto a) A presença de interlocução, ou seja, a conversa entre dois personagens, o senhor e a senhora. b) A presença de uma linguagem formal, ou seja, o uso da segunda pessoa que é norma para escrita de cartas. c) A presença do vocativo, ou seja, a primeira palavra do texto que marca com quem o narrador conversa. d) A presença de pronomes como aqui, ou seja, a marcação do lugar de onde se

Respostas

respondido por: heleninhakalves60
2

Resposta:

Explicação:

1-B

2-C

respondido por: yuri14rodrigues
2

1. É possível inferir que na carta em formato de uma crônica o autor está chateado com a velha senhora, devido ao modo pelo qual ele foi tratado, recebendo o nome de "senhor". (alternativa b).

De acordo com a carta que o autor redigiu para a senhora, podemos evidenciar o seu desabafo por ter sido chamado de "senhor". Isso o deixou bastante chateado.

Mesmo ele sabendo que já havia passado de uma certa idade, o reconhecimento dado por outra pessoa sobre a sua aparência o deixou entristecido, por isso, resolveu escrever a carta.

2. Podemos identificar que na primeira linha da carta em forma de crônica já existe o seu destinatário (item C).

O autor da carta demonstrou logo nas primeiras palavras à quem o texto foi escrito, como podemos notar no trecho: "Senhora: Aquele a quem chamastes senhor aqui está"

mais sobre crônicas em: https://brainly.com.br/tarefa/40794377

Anexos:
Perguntas similares