Respostas
Resposta: Cada povo da época tinha um costume, então não há um estilo de vida indígena, mas vários estilos de vida entende?
Explicação: Porém, em aspectos gerais dos povos do alto xingu, um dos mais populosos antes de Cabral, eles viviam em aldeias ovais, fuja malocas ficavam nas bordas, deixando um pátio no centro onde se enterrava os mortos e era realizado os rituais.
Os homens eram responsáveis por caçar, plantar e guerrear e as mulheres por cozinhar, ensinar as meninas e pintar os Curumins.
Os mais velhos ficavam responsáveis por passar as tradições e mitos através da fala.
O guerreiro mais forte era chamado pelos portugueses de cacique, mas cada aldeia tinha um nome de sua língua nativas para eles. O cacique, na maioria das vezes, era o líder da aldeia, mas vale lembrar, que existiam vários líderes, como o líder de uma maloca, o líder de um ritual, o líder da estrada e o líder espiritual.
O pajé, que podia ser mais de um, era o intercessor dos espíritos para com os humanos. Ele também curava as pessoas doentes, que assim ficavam por terem entrado em contato com algum animal possuído por um espírito.
As malocas e a caça eram comunitárias, ou seja, não só a família morava nas malocas, mas os primos, tios e avós. A caça era feita em bando e tinha de ser dividido com todos da aldeia, de forma igual.
Os povos do Xingu eram mais pacíficos que os tupis guaranis, mantendo rituais amistoso com as tribos vizinhas, chamado de Kuarup, que era dedicado a Mawutzinin, o deus pai.
Espero ter ajudado. Me ajuda aí também, coloca como melhor resposta :)
Eu não copiei do Google viu, pode pesquisar se quiser