QUESTÃO 1: Qual o conceito de jogo? O jogo é “antes de qualquer coisa, a possibilidade de, relacionando no mínimo dois pontos, elementos ou posições, colocarmos algo em movimento”. (PETRY,2014, p. 83) O que são jogos digitais? Podem ser definidos como ambientes atraentes e interativos que capturam a atenção do jogador ao oferecer desafios que exigem níveis crescentes de destreza e habilidades.✅ Considerando a FONTE do texto acima, assinale a alternativa CORRETA:
A cultura de inserção de jogos para estudantes no Brasil ainda carece de muitos estudos, principalmente porque os jogos digitais interferem diretamente e negativamente na atenção e criatividade dos estudantes.
Os jogos digitais na educação prestam um desfavor aos estudantes, pois através deles há uma distração considerável quando se alia uma proposta lúdica aos conteúdos tradicionais.
As aprendizagens dos estudantes não podem ocorrer por meio dos jogos digitais. Esses jogos sugerem aprendizagens extra escolares que não são úteis para os preceitos definidos nos currículos das instituições educacionais. Assim, tornam-se uma panaceia para a Educação.
Um dos principais equívocos que podem ocorrer no que concerne aos jogos digitais e a aprendizagem é utilizá-los apenas como um tipo de reforço behaviorista, apenas recompensando comportamentos considerados positivos e punindo comportamentos considerados negativos. Os erros e acertos devem ser considerados e pensados como fator de aprendizagem nessa articulação de metodologias e tecnologias.
Os jogos digitais são auto suficientes para o processo de ensino e aprendizagem e necessitam de menos estímulos que as aulas tradicionais.
Respostas
Resposta:
m dos principais equívocos que podem ocorrer no que concerne aos jogos digitais e a aprendizagem é utilizá-los apenas como um tipo de reforço behaviorista, apenas recompensando comportamentos considerados positivos e punindo comportamentos considerados negativos. Os erros e acertos devem ser considerados e pensados como fator de aprendizagem nessa articulação de metodologias e tecnologias.
Explicação:
A alternativa correta sobre o conceito de jogo, considerando a fonte do texto apresentado, é a letra D) Um dos principais equívocos que podem ocorrer no que concerne aos jogos digitais e a aprendizagem é utilizá-los apenas como um tipo de reforço behaviorista, apenas recompensando comportamentos considerados positivos e punindo comportamentos considerados negativos. Os erros e acertos devem ser considerados e pensados como fator de aprendizagem nessa articulação de metodologias e tecnologias.
O Behaviorismo é o estudo do comportamento, originado por John Watson, que realizava estudos em bebês, e afirma que os indivíduos são determinados a partir do local em que habitam, e que praticamente tudo se aprende, sem ser caracterizado como uma herança.
Sabendo que estímulos do ambiente em que se habita podem ser positivos ou negativos, os indivíduos são moldados a partir deles, e também responderão a partir deles.
Nos jogos digitais, isso pode ser visto como um perigo, pois os jogadores devem ter cuidado para compreender que os erros e acertos fazem parte do processo de aprendizado, não devendo somente serem punidos pelos erros ou recompensados por seus acertos.
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