Respostas
Resposta:
CAUSAS E PERFIS DAS PESSOAS DEPENDENTES DAS REDES SOCIAIS
Entre as causas mais reconhecidas da dependência das redes sociais se encontra a baixa autoestima, a insatisfação pessoal, a depressão ou hiperatividade e, inclusive, a falta de afeto, carência que muitas vezes os adolescentes tentam preencher com os famosos likes. De fato, muitos jovens os procuram quase compulsivamente para experimentar uma intensa — mas sempre breve — sensação de satisfação que, no entanto, pode ser contraproducente uma vez que os tornam dependentes, ao longo do tempo, da opinião dos outros.
O perfil majoritário do dependente é o de um jovem de 16 a 24 anos. Os adolescentes são os que correm um maior risco de cair na dependência, de acordo com os especialistas, por três motivos fundamentais: sua tendência para a impulsividade, a necessidade de terem influência social ampla e expansiva e, finalmente, a necessidade de reafirmar a identidade de grupo.
Explicação:
Um estudo realizado pela Chicago Booth School of Business indicava, cinco anos atrás, que o Facebook, Twitter e outras redes sociais têm uma capacidade de viciar superior à do tabaco ou do álcool porque, entre outras coisas, acessá-las é simples e gratuito. Além disso, se o próprio pai do IPad, IPod, IPhone, Steve Jobs, não deixava que seus filhos tivessem muito contato com a tecnologia — limitava o tempo de uso deles — seria porque, provavelmente, imaginava que as redes sociais poderiam afetar os mais jovens.
A verdade é que, no parecer de muitos especialistas, o uso das redes sociais — incluindo aplicativos de mensagens instantâneas — pode chegar a criar sérias dependências com suas respectivas consequências: ansiedade, depressão, irritabilidade, isolamento, distanciamento da vida real e das relações familiares, perda de controle, etc.
Resposta:
Se for para ser apenas um parágrafo é muito complicado. A sociedade hoje em dia impõe tanto na vida dos jovens e adolescentes. A realidade é que não podemos ser nós mesmo, pois seremos criticados... aí não podemos criar um perfil fake, pois seremos criticado. Não tem um meio termo! As mídias estão aí pra acabar com nossa saúde mental, nos fazendo ver coisas que não queremos. Nos deixando tristes. Não adianta lançar uma hashtag de ''CONTRA O MAU USO DA INTERNET'', porque não vai fazer um pingo de diferença.
Explicação:
Espero que tenha ajudado. :)