1) Qual a região brasileira representa no mapa ?
2) quis federação do Brasil pertencem a essa região ?
pfvr me ajudem
Respostas
O Centro-Oeste é uma das cinco grandes regiões geográficas que compõem o Brasil. Ele é formado pelos estados:
Goiás (GO)
Mato Grosso (MT)
Mato Grosso do Sul (MS)
Distrito Federal (DF)
A história da região está ligada ao processo de ocupação do interior do território brasileiro assim como à busca por riquezas de origem mineral. A geografia centro-oestina é formada por áreas de relevo compostas por planaltos e planícies assim como pelos tipos climáticos Tropical e Equatorial.
No que toca aos aspectos humanos, a população do Centro-Oeste é considerada pequena, quando comparada ao total populacional nacional, sendo composta por 16.504.303 habitantes.
A economia da região está baseada nas atividades primárias, com destaque para a agricultura e a pecuária. Já a cultura local representa a união de influências portuguesas e indígenas, seja nas manifestações culturais, como a Cavalhada, seja nas danças folclóricas, como o Siriri.
Leia também: Regiões do Brasil – divisões territoriais de áreas com características particulares
Dados gerais da região Centro-Oeste
Estados e capitais:
- Goiás (GO) – Goiânia
- Mato Grosso (MT) – Cuiabá
- Mato Grosso do Sul (MS) – Campo Grande
- Distrito Federal (DF) – Brasília
Regiões geoeconômicas: Centro-Sul e Amazônia
Gentílico: centro-oestino
Área territorial: 1.612.000 km² (IBGE, 2019)
População: habitantes 16.504.303 habitantes (IBGE, 2020)
Densidade demográfica: 8,75 hab./km² (IBGE, 2010)
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Geografia da região Centro-Oeste
A região Centro-Oeste está localizada na porção central do território brasileiro, sendo formada por Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Além de fazer limite com todas as outras regiões geográficas do Brasil, o Centro-Oeste faz fronteira com a Bolívia e o Paraguai.
O relevo da região é formado por duas grandes estruturas planálticas (Planalto Central e Planalto Meridional), além da maior planície inundável do mundo, a Planície do Pantanal. No Centro-Oeste estão localizadas importantes formações de chapada, como a Chapada dos Veadeiros e a Chapada dos Guimarães.
Já em relação à hidrografia, as bacias hidrográficas no Centro-Oeste são:
Amazônica
Platina
Tocantins-Araguaia
Os principais rios que cortam a região são os rios Paraná, Paraguai, Tocantins e Araguaia.
O clima da região Centro-Oeste é predominantemente Tropical. Possui duas estações bem definidas, sendo uma seca e outra úmida, com ocorrência de precipitações. O principal fator climático que altera o clima no Centro-Oeste é a continentalidade, já que o território da região está localizado na porção central da América do Sul, ou seja, distante de grandes corpos de água. Há na região, ainda, a ocorrência do tipo climático Equatorial, no norte do Mato Grosso.
Já em relação à vegetação, os tipos vegetais presentes no Centro-Oeste são o Cerrado, o Pantanal e uma pequena faixa de Floresta Amazônica.
O Pantanal é um bioma brasileiro localizado na região Centro-Oeste. Constitui-se como uma planície inundável que possui uma elevada biodiversidade.
O Pantanal é um bioma brasileiro localizado na região Centro-Oeste. Constitui-se como uma planície inundável que possui uma elevada biodiversidade.
História da região Centro-Oeste
A história do Centro-Oeste, assim como das demais regiões brasileiras, está atrelada ao processo de colonização do Brasil por Portugal. Em razão da sua localização geográfica, o Centro-Oeste foi uma das últimas regiões geográficas do Brasil exploradas pelos portugueses. Os primeiros registros de exploração do território centro-oestino foram por meio das incursões dos bandeirantes, que partiram de São Paulo em busca de jazidas minerais de alto valor econômico, como o ouro.
A descoberta desses minerais potencializou a instalação dos primeiros núcleos urbanos da região, como as cidades de Goiás (GO) e Cuiabá (MT). Além do fator econômico, a preocupação dos portugueses com a proteção do território e a delimitação de fronteiras com os países vizinhos resultaram na criação de núcleos urbanos atrelados a instalações militares, como a cidade de Corumbá (MS).
No final do século XIX e no início do século XX, houve um aumento do processo de ocupação da região e da criação de novos centros urbanos de pequeno porte. Nesse período, destacou-se a criação de linhas de telégrafo, utilizadas para comunicação, assim como de linhas de transporte, como a ferrovia Novoeste, entre São Paulo e Mato Grosso do Sul.
O crescimento da região também foi fundamentado no incentivo governamental em nível federal e estadual, como a instalação de colônias de povoamento. A criação de duas cidades planejadas ao longo do século XX, Goiânia e Brasília, também contribuiu para o desenvolvimento econômico e demográfico da região. Na atualidade, o principal motor econômico do Centro-Oeste são as atividades ligadas ao agronegócio, que contribuem diretamente para o crescimento da região e, ainda, para a transformação do território centro-oestino.