4. Por que a qualidade de vida da população das megacidades é habitualmente reduzida? Justifique
Respostas
Resposta:
Apesar de certos benefícios, as megacidades também possuem muitas deficiências. Essas estruturas urbanas também se caracterizam por abrigarem casos de pobreza extrema, desigualdades sociais e degradação ambiental.
As megacidades também enfrentam outros enormes desafios, como:
poluição;
congestionamentos;
epidemias;
violência;
insegurança;
inadequação de serviços básicos - como distribuição de energia, saneamento e atendimento à saúde;
escassez de habitações - devido ao peso da demanda excessiva.
A qualidade de vida nas megacidades depende das percepções, das atitudes, das aspirações e dos valores de cada indivíduo. Esses fatores geralmente variam de acordo com a idade, a etnia, a cultura e a religião, bem como com os estilos de vida, a educação e o passado cultural.
Entretanto, para muitos habitantes das megacidades, sejam eles ricos ou pobres, a qualidade de vida é geralmente reduzida.
A poluição do ar, da água e dos solos, as deficiências nos abastecimentos de água e de energia, o congestionamento do tráfego, os problemas de saúde ambiental e a redução dos espaços verdes, a pobreza e a má nutrição, a segurança social e os problemas de segurança pública acarretam em várias preocupações e restrições aos moradores das megacidades
Resposta:
Para muitos moradores das megacidades, sejam eles ricos ou pobres, a qualidade de vida é habitualmente reduzida. ... As concentrações absolutas do capital humano tornam as megacidades grandes obstáculos de crescimento e inovação. Elas fogem ao conjunto característico da globalização.