Pesquisa
Legado
Por que muitas vezes a ideia de trabalho é associada a castigo, fardo, provação? Do ponto de vista etimológico, a palavra “trabalho” tem origem no latim vulgar “tripalium”, que era um instrumento de tortura – 3 paus entrecruzados eram colocados no pescoço de alguém para produzir desconforto.
“O trabalho como castigo persiste. Tanto que a maior parte das pessoas diz: “Quando eu parar de trabalhar, eu vou fazer isso, isso e isso”. Mas parar de trabalhar, você não vai parar nunca. Nem pode. Porque você nunca deixará de fazer a sua obra. Seja a sua obra aquela que você faz para continuar existindo, seja para ter o seu reconhecimento. EU ME VEJO NAQUILO QUE FAÇO, NÃO NAQUILO QUE PENSO. Eu me vejo aqui, no livro que escrevo, na comida que eu preparo, na roupa que eu teço.
Etimologicamente, a palavra trabalho em latim é “labor”. A ideia de “tripalium” aparecerá dentro do latim vulgar como sendo, de fato, forma de castigo. Mas a gente tem que substituir isso pela ideia de obra, que o que os gregos chamavam de “poieisis”, que significa “minha obra, aquilo que faço, que construo, em que me vejo”. A MINHA CRIAÇÃO, na qual crio a mim mesmo na medida em que crio no mundo.”
CORTELLA, Mário Sérgio. Qual é a tua obra?: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2009, p 20-21. Grifo do autor.
Por meio do trabalho, o ser humano pode deixar ao mundo um pouco de si, parte do seu legado.
Reflita sobre qual obra você pretende construir para seu futuro. Pense também no legado que tem deixado com suas palavras, seus gestos, seus olhares, sua postura diante de seus colegas e familiares. Ao conviver com as pessoas, que marcas você deixa nelas? *
Que marca você gostaria de deixar no mundo? Como gostaria de ser lembrado(a)?
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Explicação:
gabisouza2003:
se nn sabe, melhor não responder né
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás