-A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processocultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuodo passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto culturalbrasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreende-lo historicamente.MINAS GERAIS. Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais. Belo Horizonte: ArquivoPúblico Mineiro, 1988.Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ouo candomblé, deve considerar que elas: *
10 pontos
a) Permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.
b) Perderam a relação com o seu passado histórico.
c) Derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.
d) Contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.
e) Demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:Neste caso, a alternativa que melhor se enquadra ao texto citado, é a terceira. Esta alternativa fala justamente sobre essas interações entre culturas "C".
As interações entre a “Cultura Africana” com a totalidade das culturas ditas brasileiras, é um ponto relevante para compreender os processos que compõem nossa cultura, em vários aspectos.
E além de apenas “resgatar” o passado, entender como nos constituímos é essencial para repensarmos novos modos de existência, bem como valorizar os já existentes.
Explicação: BONS ESTUDOS :)
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás