Apresente dois fatores que contribuíram para a formação do Partido Comunista Brasileiro, em 1922, sendo um deles externo e outro interno.
Respostas
O fator interno foi a insatisfação governamental do Brasil na época, o fator externo foi a expansão da União Soviética que apoiou até financeiramente o avanço do partido comunista do Brasil.
Resposta:
O Partido Comunista do Brasil nasce de um cruzamento de fatores internos e externos, entre eles as transformações na sociedade brasileira, a formação e expansão do proletariado e o impacto internacional da Revolução Russa de 1917.
Explicação:
Baseado ideologicamente nos princípios do marxismo-leninismo, com expressão nacional e forte participação nos meios sindicais e estudantis.
Internacionalmente membro do Foro de São Paulo. Seu braço juvenil era a União da Juventude Socialista (UJS) e Sindical e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).
O Partido Comunista foi fundado no dia 25 de março de 1922, na cidade de Niterói-RJ, por nove delegados, representando 50 membros. Em 4 de abril de 1922, foi publicado no Diário Oficial da União sua fundação, com o nome de Partido Comunista - Seção Brasileira da Internacional Comunista (PC-SBIC).
A reunião de fundação é considerada como o I Congresso do PCB, durante o qual foi escolhida a primeira Comissão Central Executiva (CCE),