Com o avanço da dengue em tempos de pandemia do novo coronavírus é comum as pessoas confundirem os sintomas da dengue e da COVID-19. A infectologista da Fundação São Francisco Xavier, Andrea Maria de Assis Cabral explica sobre as doenças e ensina a diferenciá-las. “As duas doenças são virais, mas provocadas por vírus diferentes e com comportamentos distintos. A COVID-19 é causada pelo vírus Sars-Cov-2 e é transmitida de uma pessoa infectada para outra. A transmissão da dengue é feita pela picada do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti”, explica a infectologista.
Respostas
Resposta:
Letra D - (III E IV)
Explicação:
I. O texto 1 afirma que as duas doenças são transmitidas pelo contato de uma pessoa infectada com a outra.
Está errado, as duas são virais, porém uma é transmitida pela picada de um mosquito.
II. O texto 2 expressa com humor a situação citada no texto 1 sobre o vírus da dengue e o coronavírus.
Está errada,
A dengue é uma doença com a qual o brasileiro convive há muitos anos, sendo uma verdadeira epidemia. Trata-se de uma doença viral transmitida pelo Aedes aegypti, um inseto que se reproduz principalmente em ambiente quente e precisa de água para eclodir os ovos. É uma doença importante de se identificar e tratar de imediato, pois embora ela possa ser leve para o paciente, dependendo do sorotipo do vírus ela pode ser fatal.
Já a Covid-19 é uma doença também causada por vírus, mas com a qual o mundo está convivendo há pouco tempo. A transmissão ocorre entre pessoas por meio da eliminação e inspiração das partículas virais contidas no aerossol. A vacina já foi desenvolvida e todos os países buscam aplicá-la o mais breve possível para que as atividades econômicas e sociais possam retornar e os índices de mortalidade sejam drasticamente reduzidos.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/26165697