1- Qual é a influência dos EUA na desarticulação da FARC, do Sendero Luminoso e do Narcotráfico?
2- Qual é o principal motivo da crise econômica da Venezuela? EXPLIQUE.
3- Quais as principais causas da "briga" entre a Colômbia e a Venezuela?
4- O que foi a Guerra das Malvinas? Se você fosse julgar o conflito, a quem você daria razão?
5- Em qual país da América Latina existe uma força militar formada por indígenas, autodenominada de Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) ?
• Bolívia
• México
• Peru
• Guatemala
• Argentina
6- Quais foram os principais motivos dos protestos no Chile em 2019?
7- Qual potência mundial era aliada de Cuba na época da Guerra Fria, e consequentemente uma ameaça para os Estados Unidos?
• Espanha
• China
• União Soviética
• Coreia do Norte
• México
Respostas
Resposta:
1- O conflito armado entre guerrilhas originárias da Colômbia e forças do poder na Venezuela transformou o estado venezuelano de Apure, na fronteira entre os dois países, em um "cenário de guerra", denuncia a ONG Fundaredes, que monitora violações aos direitos humanos na região fronteiriça.
2- Desde meados de 2013, a Venezuela arrasta-se em uma crise que piora a cada dia. Atualmente, o país encontra-se em uma encruzilhada, enfrentando uma crise política em razão da disputa entre Nicolás Maduro (e seu partido — Partido Socialista Unido da Venezuela) e a oposição venezuelana, que denuncia os abusos de poder cometidos pelo presidente. Além disso, existem a crise econômica, a crise humanitária e ainda o risco de uma intervenção liderada pelos Estados Unidos.
3- De acordo com reportagens produzidas pelos meios de comunicação da Colômbia e da Venezuela, a região de Arauca é disputada tanto por grupos armados como pelo narcotráfico. Trata-se de uma área de 10 mil quilômetros quadrados, situada entre Apure (Estado da Venezuela) e Arauca (Departamento da Colômbia).
4-As ilhas Malvinas, arquipélago situado a cerca de 500 quilômetros da costa argentina, foi palco de uma dais mais curtas, sangrentas e desnecessárias guerras que aconteceram no século XX. A região foi ocupada pelos britânicos desde o século XIX e integrava uma parcela mínima dos vastos territórios que compunham o imenso império britânico. Após a Segunda Guerra, mesmo com o processo de descolonização, a região sul americana se manteve sob a tutela inglesa.
Chegada a década de 1980, com quase um século de dominação britânica no arquipélago, a ditadura militar que controlava a Argentina decidiu promover um plano de controle sob o território. É importante ressaltar que nessa época, a ditadura argentina – então comandada pelo general Galtieri – se via pressionada pelos problemas sociais e econômicos que colocavam a população contra o governo. Dessa maneira, o plano seria uma forma desesperada de recuperar a imagem do governo por meio da guerra.
Um pouco antes do começo da guerra, o alto comando do governo argentino elaborou a Operação Rosário como forma de planejar as estratégias empregadas por suas forças militares. Paralelamente, no plano político internacional, os argentinos acreditavam que teriam o apoio dos Estados Unidos para reaver o território das Malvinas ou que os ingleses iriam abrir mão da ilha por meio de uma rápida negociação diplomática. No entanto, os planos do governo Galtieri não saíram como o esperado. Daria razão para os EUA.
5- b) México
6- Alto custo de vida, Desigualdade socioeconômica, Estado subsidiário e Causas estruturais.
7- b) China!!!!