Respostas
Resposta:
Qualidade de vida e preservação do meio ambiente são duas das vantagens possíveis de se encontrar na Corrida de Orientação, que é uma atividade individual, onde o participante percorre campos desconhecidos e se orienta a partir de uma bússola e de um mapa, que é extremamente preciso, e segue uma regulamentação internacional.
O esporte pode ser praticado por qualquer pessoa. Não há limite de idade, entretanto, há divisões por categorias, em três níveis: Homens e Damas; Por idade e Por nível de conhecimento técnico (N – novato; B – Difícil; A Muito Difícil; E – Elite).
A Corrida possui regras de fácil compreensão e em uma aula de iniciação, é possível vivenciar tudo o que o regulamento da prova apresenta. O objetivo é passar pelos pontos na ordem correta, o mais rápido possível, passar pelos pontos de controle, marcar o cartão recebido no início, e preservar a natureza.
A Corrida de Orientação surgiu nos países nórdicos, há mais de cem anos, com o objetivo de realizar uma atividade física ao ar livre e contribuir com a educação ambiental. Em 1971, o Coronel Tolentino Paz, pioneiro na Orientação, organizou as primeiras competições militares no Brasil. Em 1984 foi realizado, em Curitiba, o XVII Campeonato Mundial Militar de Orientação que contribuiu para o desenvolvimento do desporto. Em 06 de julho de 1986, foi realizado o I Campeonato Metropolitano de Corrida de Orientação de Curitiba (CMOC), no Parque Barigüi, com a participação de 115 atletas. A competição repetiu-se até 1988.
Explicação:
espero lhe ajudar