• Matéria: História
  • Autor: analuiza656
  • Perguntado 4 anos atrás

“No tempo de Péricles (461-429 a.C), o comparecimento à Assembleia soberana era aberto a todo o cidadão. Todos os que compareciam tinham direito de fazer uso da palavra. As decisões da assembleia representavam a palavra final na guerra e na paz, nos tratados, nas finanças, nas legislações, nas obras públicas, no julgamento dos casos mais importantes, na eleição de administradores, enfim na totalidade das atividades governamentais”. A democracia surgiu em Atenas e ficou conhecida como “governo dos cidadãos”. Sobre a democracia ateniense é CORRETO afirmar:
a) A cidadania ateniense fundamentava-se na igualdade entre homens e mulheres, garantindo aos cidadãos o pleno direito à palavra independente de sexo, impondo como limite a idade de dezoito anos.
b) A cidadania ateniense era limitada, pois participavam apenas homens, nascidos em Atenas, filhos de pais atenienses e com a idade mínima de dezoito anos.
c) A cidadania ateniense era representativa, uma vez que os cidadãos escolhiam representantes que falavam por eles nas decisões políticas.
d) A cidadania ateniense foi um modelo copiado de Esparta, cidade irmã de Atenas, onde floresciam a filosofia, o conceito de liberdade individual e a participação popular.

Respostas

respondido por: clegianepereira
1

Resposta:

“No tempo de Péricles (461-429 a.C), o comparecimento à assembleia soberana era aberto a todo o cidadão. A assembleia era um comício ao ar livre que reunia centenas de atenienses do sexo masculino, com idade superior a 18 anos. Todos os que compareciam tinham direito de fazer uso da palavra.

Explicação:

Espero que tenha ajudado !

Perguntas similares