3) É fácil mostrar que a abscissa do vértice é a média aritmética das raízes da função. Determinada a abscissa do vértice, deduz-se a ordenada. É importante destacar que o vértice é o ponto no qual os valores da função mudam decrescentes para decrescentes e vice-versa. é necessário saber que a ordenada do vértice corresponde ao maior (ou menor) valor possível para a variável y e a ele corresponde ao respectivo valor x. A função apresenta ponto de : * 1 ponto  (0,5) máximo (5 ,0) mínimo (5,1) mínimo (1,5) máximo
Respostas
Resposta:
A abscissa e a ordenada de cada ponto indicado no plano cartesiano são: A = (-5,-3), B = (-3,1), C = (3,5), D = (1,-2), E = (-1,0), F = (0,-4), G = (6,0).
O plano cartesiano é formado por dois eixos: eixo das abscissas, que corresponde aos valores de x e o eixo das ordenadas, que corresponde aos valores de y.
No plano cartesiano, marcamos os pares ordenados, que são da forma (x,y), com x igual ao valor da abscissa e y igual ao valor da ordenada.
Observe que o ponto A possui abscissa -5 e ordenada -3. Logo, A = (-5,-3).
O ponto B possui abscissa -3 e ordenada 1. Logo, B = (-3,1).
O ponto C possui abscissa 3 e ordenada 5. Logo, C = (3,5).
O ponto D possui abscissa 1 e ordenada -2. Logo, D = (1,-2).
Veja que o ponto E está sobre o eixo x. Isso quer dizer que a ordenada é 0. Além disso, temos que a abscissa é -1. Assim, E = (-1,0).
Da mesma forma, temos que o ponto F possui abscissa 0 e ordenada -4. Então, F = (0,-4).
Por fim, o ponto G possui abscissa igual a 6 e ordenada 0. Portanto, G = (6,0).
(5 ,0) mínimo
(5,1) mínimo
(1,5) máximo