• Matéria: História
  • Autor: andressaoaraujo1990
  • Perguntado 4 anos atrás

Ele foi contra a venda de indulgências e pregava que o homem podia ser salvo pela fé e não somente pelas suas obras. Foi excomungado pelo papa e recebeu apoio dos príncipes:

a) Francisco de Assis;
b) Martinho Lutero;
c) João Calvino;
d) João Huss;

É urgente pessoal, é para amanhã!!!

Respostas

respondido por: dinhads38
0

b) Martinho Lutero

Em 3 de janeiro de 1521, o papa Leão 10 excomungava o teólogo alemão Martinho Lutero. Era o clímax do conflito entre duas visões da religião cristã que acabaria numa das mais importantes cisões do Cristianismo.

Em 1514, o padre Martinho Lutero assume, aos 31 anos, a igreja de Wittenberg. Durante seu trabalho, ele constata que muitos dos cidadãos preferem comprar cartas de indulgência a confessar-se com ele. Essas indulgências são vendidas nas feiras livres, e, negociando com o pecado, a Igreja arrecada o capital de que precisa urgentemente. Conta-se que o monge dominicano Johann Tetzel anunciava: "Quando o dinheiro cair na caixinha, o Céu estará recebendo a sua alminha".

O jovem Lutero fica enojado com esse comércio. Ele crê na confissão, e que todos devem poder confiar na graça divina. Em outubro de 1517, envia 95 teses a seus superiores eclesiásticos. Conta a lenda que Lutero pregou as teses com estrondosos golpes de martelo na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. O documento é logo impresso e distribuído entre a gente de Leipzig, Nurembergue e da Basileia.

Perguntas similares