Respostas
Resposta:
BRIÓFITAS: Elas precisam de água para a reprodução. O gameta masculino precisa "nadar" até o gameta feminino durante a fase de reprodução sexuada do ciclo.
ANGIOSPERMAS: O sucesso reprodutivo das angiospermas se deve, principalmente, à presença de estruturas reprodutivas que favorecem sua reprodução e dispersão no ambiente terrestre: as flores e os frutos.
ANELÍDEOS: A reprodução dos anelídeos pode ser de forma assexuada ou sexuada. Com exceção dos poliquetos que são dióicos, os demais anelídeos são monóicos (hermafroditas).
ARTRÓPODES: A reprodução é, em sua maioria, sexuada, mas também ocorre reprodução assexuada. As abelhas, por exemplo, produzem zangões por partenogênese. A fecundação interna é a mais comum, e o desenvolvimento pode ser direto (não sofre metamorfose) ou indireto (sofre metamorfose).
ANFÍBIOS: A forma como os anfíbios reproduzem-se é extremamente variada, apresentando diferenças marcantes de uma espécie para outra. A seguir, falaremos um pouco a respeito da reprodução dos anuros, os quais incluem sapos, pererecas e rãs. Além da reprodução, abordaremos um pouco o ciclo de vida desses animais, que envolve fases aquática e terrestre.
PEIXES OVÍPAROS: A maioria dos peixes ósseos apresenta fecundação externa: a fêmea e o macho liberam seus gametas na água. ... Nos peixes cartilaginosos, a fecundação é geralmente interna: o macho introduz seus espermatozoides no corpo da fêmea, onde os óvulos são fecundados.
RÉPTEIS: A maior parte dos répteis são ovíparos. Apenas algumas cobras e lagartos são ovovivíparas. Apresentam fecundação interna, onde o macho introduz os espermatozoides no interior do corpo da fêmea.
MAMÍFEROS PLACENTÁRIOS: A fecundação é interna. Os espermatozoides são liberados no canal vaginal e são levados até as tubas uterinas com ajuda muscular do útero. Lá acontece, então a fusão dos gametas e o zigoto (primeiro estágio de desenvolvimento) começa se encaminhar para o útero. Chegando no útero o zigoto se fixa a parede uterina (endométrio), que irá se desenvolver e diferenciar em estruturas para suportar, alimentar e proteger o embrião.
Explicação:
Espero que tenha ajudado :)