Questões sobre fenilcetonúria
1- Qual a incidência da doença e possibilidade de reverter o quadro dos sintomas?
2- Qual a dieta indicada para os portadores da fenilcetonúria?
3- Qual deve ser o genótipo de uma pessoa afetada?
4- Um casal que não tem a doença pode gerar um filho com a fenilcetonúria?
Respostas
Resposta:
1- Fenilcetonúria é uma doença crônica, portanto deve ser tratada por toda a vida. Pacientes que pararam a dieta na adolescência por qualquer motivo devem fazer visitas regulares ao médico, para retomarem o tratamento e se beneficiarem com uma melhora na função mental e comportamental
2-Frutas: maçã, pera, melão, uva, acerola, limão, jabuticaba, groselha;
Algumas farinhas: polvilho, mandioca;
Doces: açúcar, geleias de frutas, mel, sagu, cremogema;
Gorduras: óleos vegetais, cremes vegetais sem leite e derivados;
São alguns
3-Possui herança autossômica recessiva, pois os indivíduos afetados são homozigotos (genótipo aa) e receberam os alelos mutantes de seus genitores, que são portadores obrigatórios (genótipos Aa)
Explicação:
4-Ambos os pais devem passar o gene mutado ao filho para que este desenvolva a doença. Se apenas um dos pais tem o gene mutado da fenilcetonúria, não há risco da criança desenvolver a fenilcetonúria.
1. A fenilcetonúria é uma doença genética rara caracterizada pela presença de uma mutação responsável por alterar a função de uma enzima no organismo responsável pela conversão do aminoácido fenilalanina em tirosina, o que leva ao acúmulo de fenilalanina no sangue e que em grandes concentrações é tóxico para o organismo, podendo causar deficiência intelectual e convulsões, por exemplo.