1. “Tudo se submeterá ao exame da criança e nada se lhe enfiará na cabeça por simples autoridade e crédito [...] Apresentem-se lhe todos os princípios em sua diversidade e que escolha se puder. E se não o puder que fique na dúvida, pois só os loucos têm certeza absoluta em sua opinião”. (MONTAIGNE, Ensaios, p.77-78)
Reflita sobre essa afirmação, do filósofo francês Montaigne(1533-1592), destacando:
a) O tipo de educação proposto – caracterize-o;
b) A dúvida – ela tem lugar em proposta educativa? Por quê?
c) A conclusão a que chega – você está de acordo com ela?
Respostas
Resposta
a) O tipo de proposta apresentado pode ser considerado com liberal (oposto a propostas conservadoras e/ou autoritárias, como a a educação bancária criticada por Freire), com forte apelo na individualidade do aluno como sujeito ativo no processo educacional. Assim, conforme descrito, destacam-se as seguintes características: ênfase no aluno e na sua individualidade; possibilidade de escolha pelo aluno; processo educacional horizontal.
b) Sim, a dúvida é extremamente importante no processo educativo, despertando, inclusive, a capacidade crítica do aluno, contribuindo para que ele não seja facilmente alienado por quaisquer ideias.
c) [resposta pessoa] Sim, estou completamente de acordo. Qualquer certeza é plenamente questionável, a verdade é relativa.
Bons estudos!