Respostas
Resposta:
O esqueleto do tronco é formado pela coluna vertebral, pelas costelas, pelo esterno, pelas omoplatas, pelas clavículas e pelos ossos ilíacos.
A coluna vertebral se estende ao longo da linha média das costas, da base do crânio à bacia, e consiste em uma série de ossos sobrepostos chamados vértebras. A coluna vertebral é dividida em quatro partes de cima para baixo: a coluna cervical, que é composta por sete vértebras, correspondendo ao pescoço; a coluna torácica ou coluna dorsal, que é composta por doze vértebras, correspondendo à área do tórax; coluna lombar, que é composta por cinco vértebras, corresponde à cintura e a coluna sacrococcígea formada pelo sacro e cóccix.
As omoplatas são dois ossos largos, com uma forma triangular, situados simetricamente na parte mais alta e superior do tórax. Na parte posterior da omoplata existe uma crista proeminente, denominada espinha, que se estende diagonalmente para cima e para fora até acabar num osso saliente, denominado acrómio, que forma a extremidade do ombro e se encontra articulado com a correspondente clavícula. Junto ao acrómio existe uma saliência óssea denominada apófise coracóide, enquanto que abaixo existe uma depressão, a cavidade glenóide, onde a cabeça do úmero (osso do braço) encaixa de forma a permitir a articulação do ombro.
As clavículas são dois ossos longos em forma de S dispostos horizontalmente na parte superior do tórax. Ambas as clavículas são conectadas ao esterno por suas extremidades internas, aproximadamente na altura do manúbrio, e as extremidades externas são conectadas à escápula, na altura do acrômio.
As costelas são ossos longos, planos e simétricos, que descrevem uma ampla curva, condicionando a forma da cavidade torácica.
O esterno é um osso ímpar, chato e longo, com a forma de uma gravata, localizado na linha média da face anterior do tórax. É possível distinguir três sectores no esterno: uma parte superior, mais larga, denominada manúbrio; uma parte central, que constitui grande parte do osso, denominada corpo; e uma parte inferior, pontiaguda, denominada apêndice xifoideu.
O esterno encontra-se, na parte superior, articulado com as clavículas, enquanto que as costelas estão inseridas ao longo do osso.
Os ilíacos são dois ossos simétricos, de forma complexa, articulados entre si na parte da frente e ligados ao sacro na parte de trás, de modo a formarem entre os três uma cavidade designada bacia.
A duas primeiras vértebras cervicais são tão especiais que possuem nome próprio. A primeira vértebra cervical denomina-se atlas e a sua principal peculiaridade é o facto de estar articulada com a base do crânio, nomeadamente com o osso occipital, de modo que, à semelhança do titã mitológico condenado pelos deuses a suster o mundo sobre os seus ombros, fica encarregue de sustentar a cabeça. A segunda vértebra cervical denomina-se áxis e a sua principal peculiaridade consiste no facto de a sua parte superior apresentar uma saliência vertical, denominada apófise odontóide, que serve de eixo à volta do qual o atlas gira, o que possibilita o virar da cabeça de um lado para o outro.
Explicação:
https://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=368 (aqui tem explicado direitinho)