Skate (em inglês: skateboarding, skating), também denominado no Brasil por esqueitismo, ou esqueite é um esporte que consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha, chamada também de esqueite ou skate, dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos chamados de trucks. Com o skate, executam-se manobras de baixos a altos graus de dificuldade. No Brasil, o praticante de skate recebe o nome de «skatista» ou «esqueitista», enquanto que, em Portugal, chama-se skater. O skateboarding é considerado um esporte radical, dado seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados.
O esporte foi inventado na Califórnia, nos Estados Unidos. O crescimento do "sidewalk surfing", ou em português "surfe no asfalto", se deu de uma maneira tão grande que muitos dos jovens da época se renderam ao novo esporte chamado "skate". Surgiam, então, os primeiros skatistas da época. Em 2016, foi anunciado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) que o skate, a partir de 2020 nas olimpíadas de Tóquio, no Japão, será um esporte olímpico.
Sobre a participação feminina, tem-se alguns fatos. Peggy Oki, 1965, primeira skatista mulher que se sabe, era do grupo Z-Boys. Já a primeira mulher a se tornar skatista profissional foi Andressa McGee, no ano de 1965, no mesmo ano foi capa da revista Life Magazine. E Letícia Bufoni, uma skatista profissional brasileira, fez uma propaganda de desodorante feminino na qual ela anda de skate com salto alto e vestido vermelho, descendo um corrimão de rock slide.
A estrutura do skate
O skate é formado por diversas partes que constituem o seu "corpo" são elas: shape, trucks, rodas, rolamentos, parafusos de base e lixa.
•Shape: é a base do skate, geralmente feito de madeira, ele é composto por várias e finas camadas de madeira, dependendo de sua qualidade o shape pode ser mais ou menos resistente;
•Trucks: são dois equipamentos de ferro, que se encaixam no shape, assim eles sustentam o skate e dão equilíbrio;
•Rodas: são quatro rodas feitas de poliuretano, que podem variar entre 50 e 60 mm;
•Rolamentos: vão dentro das rodas e sem eles seu skate não anda de jeito nenhum;
•Parafusos de base: eles prendem o shape do truck;
•Lixa: fica grudada na parte de cima do shape. A lixa deixa o skate mais aderente, e isso permite que as manobras sejam feitas com mais facilidade.
(Todas as peças citadas acima são essenciais e necessárias para que o skate "funcione")
Orientações para atividade: Ler texto e pesquisa, para responder.
1.Quando surgiu o skate no Brasil?
2.Quem trouxe o skate para o Brasil?
3.Qual o nome das partes que compõem o skate? Explique cada uma delas.
4.Quais atletas brasileiro do skate estarão em Tóquio?
5.Cite alguma curiosidade sobre o skate.
6.Roda de conversa sobre o esporte.
Respostas
Resposta:
1-O Início. A história do skate no Brasil surgiu na década de 1960, mais precisamente no Rio de Janeiro, através dos poucos brasileiros que viajavam para os Estados Unidos à época.
2-No Brasil, os primeiros aparecimentos do skate foram no Rio de Janeiro, há algumas especulações a respeito de quem trouxe o esporte para o nosso país, as principais são de que foram filhos de norte americanos e brasileiros que viajavam para os EUA. Esse surgimento do skate em nosso país foi por volta dos anos 60.
3-A tábua possui um nose e um tail: ambos são extremidades da tábua, sendo o nose a parte dianteira e o tail a parte traseira.
4-O Brasil terá, em seu total, 12 representantes no skate nas Olimpíadas de Tóquio 2020/2021, sendo eles: Dora Varella, Isadora Pacheco, Yndiara Asp, Luizinho Francisco, Pedro Barros, Pedro Quintas, Pâmela Rosa, Rayssa Leal, Leítica Bufoni, Kelvin Hoefler, Felipe Gustavo e Giovanni Vianna.
5-O skate surgiu na Califórnia, Estados Unidos, nos anos 60. Foi inventado por alguns surfistas, como uma brincadeira para um dia no qual não havia ondas no mar. Eles utilizaram rodinhas de patins. Já em 1965 foram fabricados os primeiros skates e realizados os primeiros campeonatos.
6-(esse eu não entendi)