1.A professora Sônia é responsável por uma classe de 32 alunos, que cursam há 3 anos o Ensino Fundamental na Escola Sol. Ela fez leitura dos relatórios dos professores dos anos anteriores sobre esses alunos, observou-os, avaliou-os e verificou que 15 alunos de sua classe estão muitos lentos na aprendizagem da leitura e da escrita. A proposta pedagógica da escola prevê a progressão automática dos alunos, mas recomenda que dificuldades específicas de alguns sejam trabalhadas de forma particular.
Proponha três possíveis ações que possam ser desenvolvidas pela professora dessa turma, visando a atender às necessidades desses 15 alunos.
Respostas
Resposta:
Separar os problemas dos 15 alunos, saber quais são parecidos e quais não. Indentificar a melhor forma de solucionar a dúvida de cada grupo e de cada problema apresentado por eles.
Utilizar uma forma prática de ensinamento, nada teórico e massante. Precisa ser algo diverto e prazeroso de estudar.
Fazer uma sondagem para que ela possa desenvolver atividades e uma explicação bem "mastigada" para que fique de fácil entendimento para esses alunos.
Resposta:
Entre as iniciativas que a professora poderá tomar em prol de sua aluna, destacamos:
- Procurar dialogar com os pais da aluna para relatar suas observações e instrui-los sobre como compreender e ajudá-la neste momento.
- Dialogar sobre o caso da aluna com o serviço de orientação psicológica da instituição.
- Procurar meios de recomendar aos pais uma ajuda profissional para a filha deles.
- Encaminhar a aluna para um profissional de saúde mental ou um professor com treinamento especial, dentro da própria escola.
- Demonstrar apoio, compreensão e disponibilidade de escuta para com a aluna.
- Trabalhar com parcimônia alguns temas dentro da sala de aula que possam trazer esclarecimentos e quietude à aluna em relação ao seu novo arranjo familiar.
Explicação: