A máquina o século XIX conferiu todo o poder transformador e produtor da abundância e apostou nela como possibilidade, não muito remota, de superação do reino da necessidade (...), mas também a ela foi conferido o poder transformador da estrutura social (...), o que colocava em algo exterior ao próprio homem a potência movimentadora do novo sistema social [industrial e capitalista]. BRESCIANI, Maria Stella. Máquinas, multidões. cidades e perdas. Em. MARQUES, Adhemar (Org.) História Contemporânea através de textos São Paulo:
Contexto, 1990 p 45
A alternativa que identifica corretamente o papel da maquinaria no processo de industrialização é:
a) A maquinaria nova e mais eficiente foi considerada pelos operários do século XIX como concorrente ao aumento no número de empregados, pois significou demissão em massa e crise econômica mundial.
b) Muitos capitalistas e humanistas do século XIX percebiam as máquinas como substitutas para a força de trabalho humana, mais comum na que elas estabeleceriam uma sociedade mais justa e com mercadorias em abundância. indústria.
c) As novas máquinas eram mais produtivas e seu custo muito mais baixo do que o do trabalho.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
para grandes empresários a máquina sempre é mais importante do que o homem uma vez que não precisa de direito trabalhista mais somente produção
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás