• Matéria: Filosofia
  • Autor: viniciusr19233
  • Perguntado 3 anos atrás

Para Pirro, a atitude coerente do sábio é a suspensão do juízo e, como consequência prática, a aceitação com serenidade do fato de não poder discernir o verdadeiro do falso. Além do aspecto epistemológico, essa postura tem um caráter ético, porque aqueles que se prendem a verdades indiscutíveis estão fadados à infelicidade, já que tudo é incerto e fugaz.” (ARANHA, p. 113)Tendo como base o texto acima, é CORRETO afirmar sobre a filosofia de Pirro: *
1 ponto
b) A epoché (suspensão do juízo) é fundamental para alcançarmos a ataraxia (tranqulidade da alma), pois não nos é permitido discernir o verdadeiro do falso.
a) A razão deve procurar sempre a verdade, pois ela é universal, absoluta e inabalável.
c) O conhecimento verdadeiro é aquele que encontramos na mitologia antiga, para Pirro.
d) O pirronismo afirma que não devemos ter uma atitude cética em relação às afirmações filosóficas.
e) A ética não é um elemento fundamental na filosofia de Pirro.

Respostas

respondido por: Danas
2

Sobre a filosofia de Pirro, a alternativa correta é:

B) A epoché (suspensão do juízo) é fundamental para alcançarmos a ataraxia (tranqulidade da alma), pois não nos é permitido discernir o verdadeiro do falso.

Porém, a ideia de Pirro é muito ambígua, suspender o juízo e simplesmente aceitar que não sabemos o que é verdadeiro ou falso só nos faz não sabermos de nada.

Admitir que não sabemos de nada nos leva a não refletir sobre mais nada e nem a cogitar buscar verdades, isso levaria a humanidade a estagnação totalmente do conhecimento, e isso é algo que nunca irá ocorrer pois nos sabemos que sabemos de algo, diferente dos animais, que apenas sabem.

Espero ter ajudado!


jonas18371: Danas, vc me ajuda em uma questão de biologia?
Perguntas similares