FAÇA UM RESUMO DO TEXTO CAPITALISMO INFORMACIONAL, COLOCANDO EM EVIDÊNCIA AS SUAS CARACTERISTICAS E SEU INICIO
Respostas
Resposta:
Capitalismo da informação é um termo cunhado pelo sociólogo espanhol Manuel Castells em seu livro A Sociedade em Rede, publicado originalmente em 1996. Este conceito se refere à evolução das ferramentas tecnológicas do sistema capitalista, especialmente envolvendo mudanças tecnológicas proporcionadas pela terceira geração. Revolução Industrial. Portanto, a particularidade dos sistemas de informação reside na importância do conhecimento e na sua maior comodidade para se movimentar e se copiar em diferentes partes do mundo.
Existem certas questões não resolvidas em relação às fases e evolução do sistema capitalista. Alguns autores consideram o capitalismo da informação como um estágio posterior ao capitalismo financeiro. No entanto, em sua obra, Castell never nunca considerou essa divisão, apenas classifica a sociedade da informação como uma nova etapa do sistema de produção, não necessariamente uma nova configuração do próprio sistema em relação a outros sistemas.
Além disso, o capitalismo financeiro ainda está ativo, e o sistema financeiro e especulativo baseado em ações, títulos, dívida e mercados de juros está no centro da economia. Porém, com o avanço da terceira revolução industrial e a consolidação do processo de globalização, podemos dizer que o capitalismo da informação e o capitalismo financeiro caminham juntos e se complementam.
O valor do progresso tecnológico trazido pela última revolução tecnológica começou a ser mais aprofundado na segunda metade do século 20, marcando o que Castells chamou de “paradigma da tecnologia da informação”. Este paradigma está dividido em três características principais, resumidas na seguinte premissa:
A informação é matéria-prima e atua na tecnologia;
b) O maior poder que a tecnologia molda ou influencia a existência individual e coletiva;
c) Estrutura social baseada na rede.
Dessa forma, tendo o conhecimento e sua rápida disseminação como cerne do desenvolvimento do processo tecnológico, a sociedade foi se construindo a partir da era da informação e se constituindo em uma rede estrutural. Essas redes podem ser vistas não apenas da perspectiva de tecnologias como a Internet, mas também da perspectiva dos sistemas de transporte e dos níveis de cidades internacionais, entre os quais as cidades globais são os principais centros que elas formam para conectar o global e o local.
Além dessas características, as inovações em relação a este período econômico também permitem:
- Com a consolidação da globalização, o sistema financeiro capitalista se espalhou amplamente pelo mundo;
- A flexibilidade do sistema de produção e o enquadramento do toyotismo;
- Proliferação em grande escala de empresas multinacionais ou globais em todo o mundo;
- O conceito neoliberal de ampliar a participação mínima do país na economia;
- Reorganização da divisão internacional do trabalho, os países menos desenvolvidos alcançam a industrialização, enquanto os países mais desenvolvidos se concentram em tecnologia de ponta;
- Com a fusão de grandes empresas (trustes) e a formação de grandes grupos empresariais internacionais (holdings), o monopólio do capitalismo financeiro se intensificou.
Diante dessas influências e aspectos do capitalismo da informação, podemos perceber a contínua mudança tecnológica - no caso, o que Milton Santos chama de meios tecnocientíficos da informação - o impacto na forma como a sociedade é construída.
Espero ter ajudado :-)