. A instalação das monarquias espanhola e portuguesa é usualmente compreendida a partir das guerras que tentaram expulsar os muçulmanos da Península Ibérica. Desde o século VIII os árabes haviam dominado boa parte do território ibérico em função da expansão muçulmana ocorrida no final da Alta Idade Média. Considerando tal informação, assinale a alternativa que caracteriza a formação do estado monárquico espanhol. *
1 ponto
a) A formação do Estado Monárquico Espanhol se dá em 1469, com o casamento dos reis de Aragão e Castela, que haviam se unido na luta contra os muçulmanos.
b) Os reinos de Leão, Castela, Navarra e Aragão iniciaram uma longa guerra entre si que chegou ao fim somente no século XV. Nesse processo, os reinos participantes desta guerra descentralizaram o poder com o auxílio do francês Henrique de Borgonha.
c) A unificação das coroas de Aragão e Castela desestruturou as bases para o Estado Monárquico Espanhol, que passou a ser governado pela Igreja Católica com apoio do rei francês.
d) Nesse processo, os reinos participantes desta guerra buscaram o auxílio na Igreja Católica, recebendo terras dos condados da Inglaterra e da França.
2. A formação do Estado Nacional Espanhol constituído da aliança entre a monarquia, a nobreza e a Igreja Católica fortaleceu sua economia e sua identidade, tornando-o uma das maiores potências da Europa naquele contexto. Sobre o fortalecimento do Estado Nacional Espanhol é correto afirmar que: *
1 ponto
a) O Estado Nacional espanhol, ao se constituir, adotou a língua portuguesa e a religião islâmica como oficiais, criando uma identidade com os povos e culturas que habitavam a Península Ibérica.
b) O setor religioso não teve importância na formação do Estado Nacional espanhol, visto que a monarquia espanhola católica foi o resultado de uma aliança marcada pelo predomínio de valores árabes.
c) A nobreza espanhola estava desinteressada na constituição da monarquia, apoiava a presença dos árabes na Península Ibérica, a disseminação de seus conhecimentos e o fortalecimento do islamismo.
d) O Estado Nacional Espanhol tornou-se uma grande potência econômica através do desenvolvimento comercial marítimo, conquistando riqueza de suas possessões coloniais. Além disso, a língua espanhola, de Castela tornou-se a língua oficial criando uma identidade nacional.
Respostas
1. A instalação das monarquias espanhola e portuguesa é usualmente compreendida a partir das guerras que tentaram expulsar os muçulmanos da Península Ibérica. Desde o século VIII os árabes haviam dominado boa parte do território ibérico em função da expansão muçulmana ocorrida no final da Alta Idade Média. Considerando tal informação, assinale a alternativa que caracteriza a formação do estado monárquico espanhol.
[a]
2. A formação do Estado Nacional Espanhol constituído da aliança entre a monarquia, a nobreza e a Igreja Católica fortaleceu sua economia e sua identidade, tornando-o uma das maiores potências da Europa naquele contexto. Sobre o fortalecimento do Estado Nacional Espanhol é correto afirmar que
[d]
2 - D
Resposta correta confia
1 ) As monarquias espanhola e portuguesa consolidaram o seu estado após a expulsão dos mulçumanos da península ibérica. No caso da Espanha, durante séculos através das lutas e conquistas, os reinos espanhóis foram se unindo até o encontro final dos reinos de Aragão e Castela com casamento dos soberanos Fernando e Isabel em 1469.
A alternativa (a) caracteriza a formação do estado monárquico espanhol.
Castela, terra da rainha, era um lugar próspero por causa dos grandes rebanhos de ovelhas e das ligações comerciais com a Europa. Com a expulsão dos árabes Granada, último reduto mulçumano foi retomado em 1492.
2) Com a aliança entre a monarquia, a nobreza e a Igreja Católica, a unificação do Estado representou a consonância entre o rei e a comunidade nacional tornando-se a própria base para o pleno desenvolvimento.
Com a expulsão dos últimos muçulmanos da península ibérica, houve a homogeneização religiosa da população.
A alternativa (d) descreve corretamente as características do processo de fortalecimento do Estado espanhol.
Os reis católicos trataram de organizar o reino para que pudesse ter condições de se desenvolver e alcançar a prosperidade através da reorganização administrativa onde indicaram corregedores para administrarem as cidades e tomaram para os benefícios de controle da igreja, centralizado de modo absoluto o poder.
A união entre os reis católicos e as medidas administrativas adotadas, contribuíram para transformar a Espanha, na maior potência ultramarina da época.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/17399986