• Matéria: Biologia
  • Autor: alcionebarbosap0lq5i
  • Perguntado 4 anos atrás

Para a população Nativa Digital, os artifícios tecnológicos, como smartphone e notebooks, tornaram-se necessidades básicas para a vida cotidiana. Sempre que desconhecem algo, logo pensam na mais óbvia solução: consultar o famoso oráculo do Século XXI, o Google. Ao consultá-lo, deparam-se com inúmeros resultados de informações. Em tempos de amplos meios de divulgação de informações, as empresas jornalísticas buscam estratégias para cativar e manter seu público consumidor. Assim, ao acessar reportagens e/ou artigos com títulos e manchetes atrativas, fica-se sujeito tanto as informações confiáveis, quanto as informações controversas, as famosas “Fake News”.

ALMEIDA JUNIOR, E. R. B.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. O conhecimento de senso comum e o professor de ciências: reflexões à luz da teoria das representações sociais. In: SHIGUNOV NETO, A. et al (org). A Formação de Professores de Física em discussão: passado, presente e perspectivas. Itapetininga: Edições Hipótese, 2020.

Considerando a situação mencionada e a diferença entre os conceitos sobre conhecimento e informação, avalie as afirmações a seguir.

I. Informação é o efeito de se informar por meio de notícias. Já o conhecimento é o ato compreender, por meio da razão e/ou da experiência. O professor é o responsável pela mediação do processo de que as informações sejam transformadas em conhecimentos na estrutura cognitiva do aprendiz, ou seja, a informação é aplicada.
II. Apenas ter acesso a um amplo repertório de informações não garante que o estudante desenvolva os subsídios necessários para a construção do conhecimento científico, pois a ciência é apenas um aglomerado de informações.
III. O professor é a fonte do saber, ou seja, todo professor pode e deve dominar todo o conhecimento de sua área para transmiti-lo de forma organizada e resumidamente para seus alunos.

É correto o que se afirma em:

Respostas

respondido por: WillCossta
17

Resposta:

ALTERNATIVA 1 Apenas

Explicação:

a ciência NÃO é apenas um aglomerado de informações.

o professor NÃO é o detentor de todo o conhecimento. Os alunos também devem participar da construção do conhecimento.


brunobenassi17: Mas na alternativa diz que "A CIÊNCIA NÃO É APENAS UM AGLOMERADO DE INFORMAÇÕES..
iranice29sales: eu também não entendi essa
respondido por: mvdac
2

Sobre a distinção entre informação e conhecimento, é correto o que se afirma em I, apenas.

Distinção entre informação e conhecimento

Uma informação é um conjunto de dados apresentados em determinado contexto de modo estruturado. Nesse quesito, as notícias são um meio de informação.

conhecimento é a compreensão de um indivíduo acerca de fenômenos e conceitos obtida tanto por meio de estudos quanto por meio da experiência, sendo então um resultado da aprendizagem.

Apesar de ser correto afirmar que o acesso a informação não garante a construção do conhecimento científico, não se pode dizer que a ciência é um aglomerado de informações, tendo em vista que ela é construída por meio do conhecimento.

Além disso, também é incorreto afirmar que o professor deve dominar todo o conhecimento de sua área para transmitir de forma organizada e resumida.

Primeiramente, a transmissão de conhecimento não necessariamente precisa ser resumida, pois isso dependerá da necessidade e dos objetivos dessa transmissão.

Em segundo lugar, o professor não é detentor de todo o conhecimento, e por isso, assim como profissionais de todas as outras áreas, precisa se manter sempre estudando e se atualizando.

Aprenda mais sobre informação e conhecimento:

https://brainly.com.br/tarefa/49234002

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares