Leia atentamente o texto do historiador Eric Hobsbawm e responda as perguntas 1 e 2: Outro motivo, porém, era a nova impessoalidade da guerra que tornava o matar e o estropiar uma consequência remota de apertar um botão ou girar uma alavanca. A tecnologia tornava suas vítimas invisíveis, como não podiam fazer as pessoas evisceradas por baionetas ou vistas pelas miras de armas de fogo. Diante dos canhões permanentemente fixos da Frente Ocidental, estavam não homens, mas estatísticas. Lá embaixo dos bombardeios aéreos estavam não pessoas que iam ser queimadas e evisceradas, mas somente alvos. Rapazes delicados, que certamente não teriam desejado enfiar uma baioneta na barriga de uma jovem aldeã grávida, podiam com muito mais facilidade jogar altos explosivos sobre Londres ou Berlim, ou bombas nucleares em Nagasaki. Diligentes burocratas alemães, que certamente teriam achado repugnante tanger eles próprios judeus mortos de fome para abatedouros, podiam organizar os horários de trem para o abastecimento regular de comboios de morte para os campos de extermínio poloneses, com menos senso de envolvimento pessoal. As maiores crueldades do nosso século (século XX) foram crueldades impessoais decididas a distância, de sistema e de rotina, sobretudo quando podiam ser justificadas como lamentáveis necessidades operacionais. Assim o mundo acostumou-se a expulsão e matança compulsórias em escala astronômica, fenômenos tão conhecidos que foi preciso inventar novas palavras para eles: "sem Estado" (apátridas) ou "genocídio". (Adaptado de HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Cia das Letras, 1995, p. 57). 1. A qual episódio da história da humanidade o historiador está se referindo? * 1 ponto a) O historiador Eric Hobsbawm está se referindo ao extermínio sistemático de judeus praticado pela Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial e que ficou conhecido como o Holocausto judaico. b) O historiador Eric Hobsbawm está se referindo ao tratamento desumano e desesperado aplicado pelo governo
Respostas
Resposta:
1. A qual episódio da história da humanidade o historiador está se referindo? *
1/1
a) O historiador Eric Hobsbawm está se referindo ao extermínio sistemático de judeus praticado pela Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial e que ficou conhecido como o Holocausto judaico.
b) O historiador Eric Hobsbawm está se referindo ao tratamento desumano e desesperado aplicado pelo governo imperial japonês ao implantar o uso de pilotos suicidas, os Kamikazes na defesa do território japonês.
c) O historiador Eric Hobsbawm está se referindo às atrocidades e mortes de um grande número de civis japoneses resultado dos bombardeios com armas nucleares das cidades Hiroshima e de Nagasaki.
d) O emprego, por parte do governo nazista de grupos paramilitares militarizando a população civil e impedindo os direitos de liberdade de expressão e de opinião política ao forçar a aplicação em toda a sociedade de uma hierarquia militar.
Feedback
Parabéns, é isso aí! A resposta correta é a letra “A”. A descoberta do sistema de extermínio do povo judeu através dos campos de extermínios. Que funcionavam como gigantescas fábricas e mantinham todo um sistema fabril de produção. Porém, sua produção era a destruição de todo um grupo humano.
Observe o trecho:
[...] “todo cruzamento de dois seres de valor desigual dá como produto um meio termo entre os valores dos pais [...] Tal ajuntamento está em contradição com a vontade da natureza, que tende a elevar o nível dos seres. Este objetivo não pode ser atingido pela união de indivíduos de valores diferentes, mas só pela vitória completa e definitiva dos que representam o mais alto valor. O papel do mais forte é o de dominar e não o de se fundir com o mais fraco, sacrificando assim sua própria grandeza.” (Adolf Hitler)
2. No livro "Mein Kampf", Hitler expressava que: *
0/1
a) a necessidade de preservação da raça pura justificava o domínio e a eliminação das demais raças e a expansão da Alemanha. Esse conceito é baseado em uma pseudociência que defendia a pureza de raças.
b) o racismo e o autoritarismo serviriam para defender a elevação da raça pura eslava e contraponto às outras raças europeias consideradas inferiores devida a sua miscigenação ocorrida durante as invasões dos bárbaros germânicos.
c) o movimento nacional-socialista desaprovava o antissemitismo e o aperfeiçoamento genético através da eugenia. Para o pensamento do nacional-socialismo alemão havia a necessidade de miscigenação genética para elevar a raça germânica.
d) o mito da superioridade da raça ariana servia para que os nazistas estimulassem o internacionalismo e o liberalismo, procurando assim expandir a raça ariana para os outros povos e melhorar os demais povos considerados inferiores.
Resposta correta
a) a necessidade de preservação da raça pura justificava o domínio e a eliminação das demais raças e a expansão da Alemanha. Esse conceito é baseado em uma pseudociência que defendia a pureza de raças.
Feedback
Ops, não foi desta vez! Retome o conteúdo. A alternativa correta é a letra “A”. A alternativa “B” está incorreta pois os alemães taxavam os eslavos como uma raça inferior, e defendiam a pureza germânica. Já a alternativa “C” está incorreta pois as Leis de Nuremberg, que determinavam a política racial alemã, proibiam o casamento e relações sexuais entre judeus e alemães. A alternativa “D” está errada pois o objetivo do arianismo alemão era submeter as raças consideradas inferiores à raça superior germânica.
Sobre o episódio da história da humanidade que o autor se refere, temos que a afirmativa correta é a letra: a) o historiador Eric Hobsbawm está se referindo ao extermínio sistemático de judeus praticado pela Alemanha nazista durante a segunda guerra mundial e que ficou conhecido como o holocausto judaico.
O historiador Eric Hobsbawm se dedicou aos estudos relacionados ao extermínio sistemático dos judeus que foi liberado pelos nazistas alemães no período da Segunda Guerra Mundial. Esse período histórico foi denominado de holocausto judaico.
O principal fato que marcou o início da Segunda Guerra Mundial foi a invasão da Polônia pela Alemanha. O fato ocorreu em 1º de setembro de 1939.
Após tal invasão, os países da França e da Inglaterra declararam guerra à Alemanha dois dias após a invasão alemã.
A invasão aconteceu após a Alemanha exigir que a Polônia devolvesse a “corredor polonês” e o porto de Danzig, zonas de comércio. Frente a recusa polonesa, a invasão foi ordenada por Adolf Hitler.
Saiba mais sobre a Segunda Guerra Mundial em: brainly.com.br/tarefa/5608775
Bons estudos!