• Matéria: História
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 4 anos atrás

resumo sobre o livro do Torá​

Anexos:

Respostas

respondido por: isabellamotta151
4

Resposta:

A Torá é o livro sagrado do judaísmo. A Torá começa com a história da criação do mundo. Em seguida, explica e interpreta as leis de Deus, incluindo os Dez Mandamentos. Os judeus acreditam que Deus entregou as leis contidas nos cinco livros ao profeta Moisés, no monte Sinai.

Explicação:

espero ter ajudado!! <3

(se puder poderia responder minha última pergunta???)


Anônimo: mt obg
DIEGUIN2009: Parabéns pela resposta :0
respondido por: DIEGUIN2009
1

Olá, eu sou Diego e irei te ajudar ^^

A Torá compõe os 5 primeiros livros do livro sagrado da religião judaica e tem origem no termo hebraico Yará, que significa ensinamento, instrução ou lei. ... A Torá conta desde a história da criação do mundo por Deus, até a chegada do povo judeu em Israel e a morte de Moisés no monte Nobe.

Atenção ! isto é apenas uma afirmação a de cima está correta e resumida

Espero te ajudado ;)

O que é a Torá?

A Torá compõe os 5 primeiros livros do livro sagrado da religião judaica e tem origem no termo hebraico Yará, que significa ensinamento, instrução ou lei.

É considerada um guia para os judeus, com 613 mandamentos que ensinam como devem ou não agir, seja nas relações sociais, familiares, religiosas, por exemplo.

A Torá conta desde a história da criação do mundo por Deus, até a chegada do povo judeu em Israel e a morte de Moisés no monte Nobe. É composta por cinco livros e são equivalentes ao pentateuco, os cinco primeiros livros da bíblia cristã. São eles:

Bereshit, conhecido também como Gênesis;

Shemot, conhecido também como Êxodo;

Vayikrah, conhecido também como Levítico;

Bamidbar, conhecido também como Números;

Devarim, conhecido também como Deuteronômio.

Existem dois tipos de Torá: a escrita, onde constam os 613 mandamentos escritos, e a oral, que é o conjunto de instruções que ensinam como cumprir os mandamentos da Torá escrita.

Dentre esses 613 mandamentos, 248 são considerados os ensinamentos positivos, que guiam o povo judeu ao que deve ser feito e os outros 365 são ensinamentos considerados negativos, que os instruem ao que não deve ser feito

Os judeus consideram que Moisés escreveu a Torá através dos ensinamentos do Deus de Israel, passados diretamente para ele. Essa revelação de Deus a Moisés aconteceu 50 dias após a libertação do povo judeu da escravidão que sofriam no Egito.

Ao sair do Egito, os judeus peregrinaram durante quarenta anos pelo deserto em direção a chamada Terra Prometida, onde se localiza Israel.

Ao longo desse tempo, Moisés foi o responsável por transcrever os ensinamentos recebidos por Deus e transmiti-los aos profetas da época e ao povo judeu. Por isso, a Torá também é chamada pelos judeus como Torat Moshé, a Lei de Moisés, considerado o maior profeta pela tradição judaica.

Para as leituras públicas da Torá, os judeus dividem os livros em pequenas seções e iniciam a leitura em ordem, começando por Gênesis e terminando em Deuteronômio.

Ao dividir o livro, os pequenos trechos são lidos três vezes ao longo da semana, dentro das Sinagogas, em dias específicos:

às segundas e quintas-feiras são lidas pequenas seções,

e a leitura principal acontece nas manhãs de sábado, um dia sagrado para os judeus, chamado pela tradição judaica de Shabat.

Esses rolos de Torá, distribuídos em pergaminhos, são chamados de Sefer Torá e são os objetos mais sagrados do judaísmo.

Perguntas similares