01- Quais as fontes de inspiração para os processos de independências nas colônias
espanholas na América?
02- Como eram divididas as posses espanholas na América?
03- Quais as causas dos processos de independência nas colônias espanholas?
04- Fale sobre Bolívar e suas ideias.
05- Fale sobre dois resultados dos processos de independência.
Respostas
Resposta:
01- A Independência da América Espanhola, uma rebelião das colônias contra a metrópole, foi muito influenciada pelas ideias iluministas, pela Independência dos Estados Unidos e pela Revolução Francesa.
02- Inicialmente, as possessões espanholas foram divididas em quatro grandes Vice-reinados: Nova Espanha (MEX), Nova Granada (COL/EC), Peru (PERU/BOL) e Rio da Prata (PAR/URU/ARG). Paralelamente, houve a instalação de outras quatro capitanias-gerais: Cuba, Guatemala, Chile e Venezuela.
03- A Independência da América Espanhola foi motivada pela insatisfação colonial com a metrópole, a desestabilização política pós-Período Napoleônico, pelas ideias iluministas, entre outras razões. Os criollos foram os principais agitadores das lutas por emancipação.
04- Bolívar tinha como principal objetivo criar um grande país e acreditava na emancipação latino-americana. Baseado nos ideais republicanos, na democracia popular e participativa, Bolívar foi um grande defensor da abolição da escravatura
05- Dom Pedro foi coroado imperador e nomeado como d. Pedro I em 1º de dezembro de 1822. Com isso, foi inaugurado o Primeiro Reinado (1822-1831). Outra consequência da independência foi o endividamento do país, já que Portugal cobrou dois milhões de libras do Brasil como indenização.
Bom,não tenho certeza que esteja tudo correto,mais espero ter ajudado de alguma forma ^-^
Bons estudos e uma boa tarde!