Fazer um pequeno resumo dos capítulos lidos do livro “O príncipe e o mendigo”, mencionando os personagens com suas características e espaço onde se passa a história.
Respostas
Resposta:
Vi algumas pessoas dizendo que é um livro muito divertido e de fato algumas passagens fazem surgir um sorriso no rosto do leitor. Porém, mais que divertido este é um livro magnífico! Do mesmo jeito que levanta sorrisos faz emergir algumas lágrimas ou mesmo pensamentos mais sérios sobre a realidade do século XVI e a crueldade dos homens.
O livro que todos já sabem se referir a uma troca de papeis entre um príncipe e um mendigo também se revela uma denúncia das leis sórdidas da Inglaterra dos séculos XV e XVI segundo as quais qualquer deslize era motivo para enforcamento ou um pedido em alto e bom tom de: cortem-lhe a cabeça!
A aflição vivenciada pelos personagens principais me levantou a angústia de saber que a palavra de poucos era veredito sobre a vida de muitos! Naquele tempo já vigorava a lei cruel de manda quem pode e obedece quem tem juízo! No entanto, a sensibilidade demonstrada tanto pelo príncipe quanto pelo mendigo torna-se sinal de esperança de dias melhores.
A leitura dos primeiros capítulos me causou certo tédio, pois achei o desenrolar dos fatos muito apressado, mas vi que isso era porque ao longo da história o autor tinha ainda muitos casos e aventuras para apresentar. E que aventuras!
Além disso, a própria maneira como o autor dialoga com o leitor, como se fosse um guia nessa história teatralmente planejada para ser apreciada compassadamente revela o caráter histórico dessa narrativa! De fato é uma narrativa bem diferente daquelas dos dias atuais. Ah, e a cereja do bolo? Sim, e sou suspeita para falar pois amo os clássicos, são as descrições detalhadas dos aposentos reais, das roupas, dos adornos e tudo o mais que compunha a realeza do rei Henry VIII e de seu príncipe Edward VI. É uma verdadeira viagem no tempo! Tanto que, após concluir a leitura do livro, fui dar uma estudada sobre os reis da Inglaterra, tamanha foi a curiosidade que esse personagem me despertou.
No mais, super indico a leitura! A experiência é digna da realeza!