Respostas
Resposta:
SO PARA AVISAR E UMA RESPOSTA MUITO LONGA
Explicação:
Referida como uma luta, uma arte e/ou um esporte, a esgrima é caracterizada como uma prática de valores nobres, devido à sua constituição. Nesse texto, abordaremos um pouco a respeito de como essa prática se formou historicamente, além de suas regras e de sua relação com o Brasil. Acompanhe a seguir:
Índice do conteúdo:
História
Regras
Armas
Movimentos
No Brasil
História da esgrima
A esgrima designa a arte de manusear armas “brancas” (florete, espada e sabre) para atacar, defender e contra-atacar, sendo o único esporte de combate em que o contato corporal não é permitido. Registros históricos de combates com caráter competitivo similares a essa prática remetem ao Egito de 1190, a exemplo do tahtib: uma arte marcial egípcia antiga realizada com paus.
Também contribuiu para o desenvolvimento da esgrima na Europa o ensino de técnicas de manuseio dessas armas, que compunha parte da formação pessoal de jovens aristocratas franceses, datando de 1471. As primeiras regras da esgrima chegaram a ser esboçadas um século após os registros desse ensino. Apesar disso, sua gênese enquanto esporte data do século XIX, quando suas técnicas e objetivos sofreram transformações pela preocupação com a segurança dos praticantes.
Com o tempo, surgiram instrumentos mais leves e menos perigosos, como o florete, além de equipamentos de proteção (luvas, máscaras e coletes). A partir de 1913, os duelos passaram a ser regulados pela Federação Internacional de Esgrima (International Fencing Federation – FIE) e, em 1896, na primeira edição das Olimpíadas, em Atenas, a esgrima já compunha as modalidades disputadas.
Regras
Por ter sido gestada no bojo aristocrático, a esgrima possui valores nobres que tornam algumas atitudes muito valorizadas, como o respeito mútuo entre adversários, árbitros e público. Esses valores se articulam em suas regras, listadas abaixo:
A disputa tem início com a entrada de todos os atletas na área de combate, sem o uso de suas máscaras, onde cumprimentam todos os presentes com um movimento de arma.
A área de combate constitui-se de uma pista metálica, com medidas de 14 metros de comprimento e 2 metros de largura.
Se o esgrimista sair pelo fundo da pista de combate, um ponto é computado para o adversário.
O objetivo, na esgrima, é atingir o tronco do esgrimista adversário com a arma.
A disputa acontece em duas fases: a classificatória (em grupo) e a eliminatória (individualmente).
Cada toque da arma no corpo do adversário vale um ponto.
Ao ser tocado, o esgrimista deve gritar “touché”.
Os pontos são computados eletronicamente pelos sensores embutidos na ponta das armas.
O vencedor é aquele que conseguir marcar quinze pontos nos nove minutos de duração da disputa.
A disputa se dá em três tempos, com três minutos de duração cada e intervalo de um minuto entre eles.
Em caso de empate, após um momento de descanso, a vitória é concedida àquele que pontuar primeiro.
Além das regras, a esgrima possui movimentos técnicos próprios. Os diferentes tipos de movimento podem variar conforme a arma utilizada. Vejamos, portanto, as três armas utilizadas na esgrima.
Tipos de arma
As armas oficialmente usadas nas disputas são o florete, a espada e o sabre. Cada tipo de arma designa uma modalidade de esgrima. Vejamos suas características:
Florete: o florete é uma arma leve e pequena, de aproximadamente 90 cm, sendo a mais indicada para os aprendizes. O golpe de florete pode ocorrer apenas com a ponta da arma e deve se restringir à região da cintura do adversário.
Espada: a espada possui características semelhantes às do florete. No entanto, se a disputa for com o uso de espadas, a ponta pode atingir qualquer parte do corpo do adversário.
Sabre: o sabre é uma arma mais flexível, de no máximo 88 cm, e que exige uma luta mais ágil do que seria no caso das demais modalidades. O golpe de sabre pode atingir toda a região acima da cintura.
Os três tipos de armas utilizadas na esgrima requerem algumas especificidades nas movimentações. Contudo, algumas técnicas são fundamentais para a prática e não se alteram com o uso de uma ou de outra arma. Nesse sentido, vejamos os principais movimentos da esgrima.
Principais movimentos
A esgrima possui diversas técnicas que orientam os modos como cada modalidade é disputada. Entre essas técnicas, se encontram os movimentos fundamentais, como a posição básica ou de guarda, e os movimentos de deslocamento. Conheça-os a seguir: