Em nossas aulas sobre Sócrates e Platão, exploramos questões "epistemológicas", ou seja, questões relativas à possibilidade e validade do conhecimento humano (episteme, em grego) frente à realidade concreta. Platão cria uma teoria para tentar dar uma solução para o embate filosófico entre Sócrates e os Sofistas, e também aos pré-socráticos: Heráclito e Parmênides. Sua teoria é chamada de "Teoria das formas" ou "Teoria das Ideias". Explique, COM SUAS PALAVRAS, em que consiste esta teoria. Depois desta explicação, é preciso que você a interprete levando em consideração o contexto atual do século XXI, em relação à enxurrada de informações falsas, opiniões enganosas e negacionismos que assolam a civilização contemporânea, especialmente o Brasil.
Respostas
Resposta:
Na Teoria Das Ideias, o filósofo defende a existência de um mundo comandado por ideias, onde as pessoas só poderiam conhecer uma verdade por meio do mundo das ideias. Esse mundo está no intelecto humano, o ser humano só consegue atingir esse nível se ele se desprender de todos os prazeres mundanos e dar apenas ouvidos a razão. Segundo Platão, o mundo das ideias é onde todas as teorias são formadas de forma plena e livre de distorção.
Nesse século, conhecemos isso como democracia, com certeza um dos melhores sistemas. Cada pessoa defende a sua ideia contribuindo para um mundo melhor. Mas visando a situação do Brasil nos dias atuais, vemos que ao contrário do que Platão propôs, as pessoas ao invés de impor suas ideias e "criar" esse mundo ideal, elas vendem, sendo subordinadas por aqueles que se dizem defensores da democracia.
Pode fazer um resumo disso com suas palavras, medite. Bons estudos! ✨
Explicação: