• Matéria: História
  • Autor: Rafaellysantod
  • Perguntado 3 anos atrás

Nos últimos anos do império, parte dos lucros da economia cafeeira passou a ser aplicada na indústria e outras atividades. Em parceria com o estado e com investidores estrangeiros, os cafeicultores investirá em infraestrutura para o escoamento da produção do café. Que setores foram alvo desses investimentos?

Respostas

respondido por: aranhaursa
2

Resposta:

aqui uma explicação

Explicação:

O Brasil nas primeiras décadas de sua independência sofreu uma grave crise econômica, resultado da decadência da mineração e da produção de açúcar. Entretanto, o interesse do mercado europeu e, posteriormente, dos EUA pelo café proporcionou um novo impulso à economia do Brasil. A partir da década de 1830, o café transformou-se no motor da economia do Segundo Reinado.

As primeiras mudas de café foram plantadas no norte do país, na segunda metade do século XIX. Mas nessa região não havia solo e clima propício para a produção do café em larga escala. Um solo propício à cultura cafeeira era o existente no sudeste do país. As primeiras grandes lavouras localizaram-se nos brejos e pântanos drenados da baixada fluminense. A partir desse local, os cafezais iriam se estender para o oeste de São Paulo e para o sudoeste de Minas Gerais.

Diferentemente do início da produção de cana-de-açúcar no período colonial, os capitais iniciais necessários às lavouras foram provenientes dos próprios fazendeiros ou de alguns comerciantes, como os que realizavam o transporte de mercadorias na região de Sorocaba, interior de São Paulo. Na sua origem, o café não necessitou do investimento externo.


Rafaellysantod: Obrigada !❤️
Perguntas similares