• Matéria: Sociologia
  • Autor: ales9459
  • Perguntado 3 anos atrás

1 – Explique e contextualize o surgimento do conceito de meritocracia.
2 - Por que se pode afirmar que a meritocracia se alinha aos interesses da burguesia do século XVIII e corresponde à ideologia capitalista na contemporaneidade?
3 – Quais são as limitações do discurso meritocrático apontadas no artigo e como você se posiciona a respeito do tema?
4 – Explique em que consiste o mito da democracia racial e como ele mascara a realidade social brasileira?

Respostas

respondido por: estrelanaa
0

Resposta:

1- Antigamente a sociedade estava dividida em estamentos, que não se modificavam, pois as pessoas da época acreditavam que o estamento em que eles tinham nascido era determinado por deus, e consequentemente, não deviam ser questionados ou modificados. Mas com a expansão do comércio, alguns plebeus começaram a formar a burgesia, porém mesmo esses burgueses tendo uma condição financeira favorável, eles ainda sim eram consideradas plebeus diante da sociedade. Então, começou a ser difundida pela burguesia a ideia de que se as pessoas soubessem investir e guardar o seu dinheiro, elas poderiam alcançar o mesmo patamar que os burgueses, bastava ter mérito. E aos pouco, a ideia dos estamentos foi sendo reformulada pela burgesia, nascendo assim o conceito de meritocracia.

2- Porque a burguesia começou a querer romper os ideiais daquela época, e com essa idéia, dava esperança aos trabalhadores de que um dia eles vão ter um poder economico. De uma certa forma, esse pensamento aliena a população, já que elas acreditam que se as pessoas que estão ricas, é por merito.

(desculpe, mas a 3 e a 4 eu não sei responder)

Perguntas similares