Respostas
Resposta:
O liberalismo: liberdade individual direito à propriedade privada respeito à livre iniciativa e à livre concorrência. O neoliberalismo: Estado mínimo, o Estado deve interferir o mínimo possível na economia, de preferência como regulador; políticas de privatizações ;abertura econômica.
Explicação:
Enquanto o liberalismo se preocupa mais em defender a mínima intervenção estatal, liberdades individuais e o livre mercado, com ênfase na produção, o neoliberalismo foca em diminuir mais ainda a presença estatal, defendendo privatizações, circulação de capital estrangeiro, entrada de empresas estrangeiras nos países.
Resposta:
Na verdade há mais semelhanças do que diferenças.
Explicação:
O liberalismo é uma doutrina econômica liberal surgida no século XVIII que se estendeu até 1929. Dentre seus teóricos se destaca Adam Smith (1723-1790), essa doutrina correspondia às espectativas do capitalimo industrial e seu príncipios eram:
liberdade individual
direito à propriedade privada
respeito à livre iniciativa e à livre concorrência.
O neoliberalimo (novo liberalismo) é do século XX, por volta de 1970 o modelo do Keynesiano começa a dar lugar as antigas ideias do liberalismo. O objetivo principal do Neoliberalismo era promover o aumento da circulação de mercadoria no mundo. Seus principais incentivadores foram Margaret Thatcher e Ronald Reagen. Seus princípio básicos são:
Estado mínimo, o Estado deve interferir o mínimo possível na economia, de preferência como regulador;
políticas de privatizações;
abertura econômica.
De forma cronológica simplificada podemos fazer o seguinte apontamento:
Liberalimo→Keynesianismo→Neoliberalismo