Ao longo do século XVIII, observamos o desenvolvimento de diversas situações de conflito envolvendo os colonos brasileiros e a administração metropolitana. Nessa época, a ampliação dos impostos, o rigor da fiscalização decorrente da exploração aurífera e a decadência do açúcar foram alguns dos motivos que cercaram a ocorrência dessas revoltas. Para alguns, isso indica o desenvolvimento de um processo que contribuiu para o processo de independência brasileiro.
Mesmo parecendo plausível, devemos assinalar que o reconhecimento de um processo se torna um tanto quanto complicado ao analisarmos a natureza e as diferenças que marcaram cada uma dessas rebeliões coloniais. Entre outros casos, podemos notar que a contraposição entre a Inconfidência Mineira de 1789 e a Conjuração Baiana de 1798 oferece ricos dados na compreensão dessas diferenças que vão contra a ideia de um processo em desenvolvimento.
O texto trata da Inconfidência Mineira e da Conjuração Baiana. Partindo do texto e da matéria estudada , escreva uma semelhança e uma diferença entre elas.
Respostas
respondido por:
1
Foram semelhantes na medida que foram insurreições nativistas (ou seja, pautadas pela defesa de uma ideologia pré-nacionalista, que defendia os interesses dos brasileiros em primeiro lugar), de caráter separatista e influenciadas pelas ideias iluministas.
Foram diferentes na medida em que a Conjuração Baiana chegou a "sair do papel", enquanto que a mineira não. Além disto, a Conjuração Baiana tinha uma orientação claramente mais popular que a Inconfidência Mineira, tendo dela participado setores diversos da sociedade enquanto que os planos da Inconfidência Mineira só contavam com a participação das elites.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás