1-Que fatos encerram o processo revolucionário francês?
2-Durante o consulado que personagem se destaca?
3-O governo napoleônico consolida o poder de que classe na França?
4-Explique o que é o livre mercado e o que isso significou para a França?
5-Qual o objetivo da política externa francesa e quais suas consequências?
6-Explique a relação entre as guerras napoleônicas e a História do Brasil
7-Qual o impacto da transferência da corte portuguesa para o Brasil?
8-O que foi a abertura dos portos do Brasil?
9-Qual o significado da elevação do Brasil a Reino Unido a Portugal?
10-Que fatos obrigam D João VI a retornar a Portugal?
11-Que decisões do governo português em 1821 revoltam os brasileiros e o que isso provoca?
Respostas
Resposta: 1- A parti da queda da Bastilha, o processor revolucionario francês estendeu- se por dez anos e só foi finalizado com o Golpe de 18 de Brumário, organizado por Napoleão Bonaparte.
Explicação:
Explicação:
1° Etapas da Revolução Francesa
Etapas da Revolução FrancesaDepois da Queda da Bastilha, o processo de revolução espalhou-se pela França e estendeu-se pelos dez anos seguintes, sendo somente encerrado quando Napoleão Bonaparte assumiu o poder do país por meio do Golpe de 18 de Brumário.
2° Roger Ducos e o abade Siyès integraram, com Napoleão, a chamada fase do Consulado, no contexto da Revolução Francesa. Essa fase durou até o ano de 1804, quando Napoleão, por meio de um plebiscito, conseguiu tornar-se imperador da França.
3° Em 1804, uma nova constituição foi aprovada, dando a Napoleão o título de Imperador da França. ... Mas o que realmente significou a ascensão de Napoleão foi a consolidação do poder burguês. Diferentemente da monarquia anterior a 1789, o Império Napoleônico tinha por base social de sustentação a burguesia.
4° Não seiiiiii
5° A grande desigualdade social da França foi a raiz que causou a convulsão que iniciou a Revolução Francesa. É importante também não ignorar a insatisfação da burguesia, que queria combater os privilégios da aristocracia como forma de prosperar seus negócios no país. Isso convergiu para a revolução em 1789.
6° Porque com as guerras napoleônicas,Napoleão invadiu Lisboa,em retaliação pelo fato de que o governo português continuou com o comércio com a Inglaterra... A família real portuguesa, assim que isso aconteceu,se mudaram para o Brasil,fugindo de Napoleão.
7° Em 1808, D. João VI e a Corte portuguesa transferiram-se para o Brasil. Esse fato iniciou uma série de mudanças no período conhecido como joanino, que se estendeu até 1821. ... Os historiadores afirmam que essa transferência da corte para o Rio de Janeiro contribuiu para adiantar a independência do Brasil.
8°A abertura dos portos aconteceu no dia 28 de janeiro de 1808, por um decreto real emitido pelo príncipe regente d. João. Esse decreto determinou a abertura dos portos brasileiros para as nações amigas de Portugal, o que encerrou séculos de existência do pacto colonial.
9° Em 1815, no Rio de Janeiro, o príncipe regente português dom João VI assinou um decreto que criava o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Com isso, o Brasil deixou de ser colônia e foi elevado à categoria de reino. ... E o governo de Portugal desde 1808 estava instalado no Brasil, que era sua colônia.
10° Quando eclodiu a Revolução do Porto em portugal, que instaura as Cortes de Lisboa; estas obrigam o monarca a retornar a Portugal. Ele deixa o Rio de Janeiro em 26 de abril de 1821, com três mil cortesãos, permanecendo no Brasil seu herdeiro, o príncipe d. Pedro como regente.
11° Não seiiiiii
Desculpe se errei ou não fiz algumas, mas espero ter le ajudado ✨