Nosso tema é a chamada Primeira República, um período de 41 anos (1889 – 1930) marcado não só pela mudança
do regime de governo (fim do Império – golpe republicano), mas pela montagem de um grande arranjo político capaz de manter por décadas o poder nas mãos das elites econômicas latifundiárias, aquelas mesmas que já concentravam a riqueza durante a época monárquica.
Além do cenário retratado acima, a Primeira República também foi um período histórico repleto de conflitos de natureza política e social, desde sublevações (REBELIÕES) golpistas, ainda nos primeiros anos da República (a fase da “República da Espada”, 1889-1894) até os movimentos e guerras sociais que, ao longo do período, escancararam as principais contradições do regime
republicano.
Selecionamos alguns links para textos e vídeos que trazem um bom conteúdo sobre o episódio da queda do Império, e um resumo geral da Primeira República brasileira.
- Esta página do CPDOC da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sintetiza as principais causas por trás do golpe republicano de 15 de novembro de 1889:
- O Dicionário da Elite Política Republicana (1889 – 1930), também do CPDOC-FGV, é uma extensa fonte de informações sobre os eventos e personagens relevantes no período. Para quem quiser se aprofundar no período, é pesquisa essencial. Destacamos um conjunto de verbetes que consideramos mais importantes ao roteiro de estudos de vocês.
Verbetes para pesquisar: “Oligarquias”, “Revolta da Armada”, “Revolução Federalista”, “Guerra de Canudos”, “Guerra do Contestado”, “Revolta da Chibata”, “Revolta da Vacina”, “Greve Geral de 1917 em São Paulo”, “Gripe Espanhola”.
- Neste vídeo, do canal UNIVESP-TV, a socióloga Ângela Alonso e o historiador Marcos Napolitano, ambos da USP, explicam os aspectos políticos, sociais e culturais que ocasionaram a queda da Monarquia e o início do regime republicano no Brasil:
- Ano passado, na semana em que se completaram 130 anos da implantação do regime republicano, o Nexo Jornal publicou uma longa matéria sobre a história da República brasileira, do 15 de novembro de 1889 aos dias atuais. Apresenta de forma simples e didática conceitos básicos, tais como “república”, “federalismo”, “presidencialismo”, além de sintetizar as principais fases do período republicano:
A partir da leitura dos textos (nos links) e de ter assistido ao vídeo (link!),
propomos as seguintes reflexões:
1- Identifique os principais atores políticos e as motivações que os levaram a articular a queda do regime monárquico brasileiro. *
2- Apresente as principais características do novo regime (republicano) que o tornavam muito semelhante ao regime anterior (monárquico) *
3– Observe com atenção a imagem que abre esta atividade, de autoria de Benedito Calixto. Nela aparecem com destaque diversos militares, evidenciando o que você leu e ouviu nos materiais disponibilizados: a atuação do exército foi decisiva para a queda da Monarquia. Procure explicar os motivos que levaram a esse envolvimento dos militares no episódio do surgimento da República.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Ola boa noite!
1) Os principais atores políticos e motivação para a queda do regime monárquico brasileiro foram os positivistas, abolicionismo e a crise no Segundo Reinado.Por fim, Deodoro da Fonseca, junto com o poder dos militares, depuseram Dom Pedro II.
2) o Fato de o poder ficar concentrado nas mãos de uma pequena classe (fazenderos) e apenas um pequeno grupo poder votar
3) A três tá na imagem
Anexos:
Anônimo:
0-0 eu tenho 15 e num trabalhu pq não me querem kk
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás