4 - (Aula 14) Segundo o existencialismo de Heidegger o ser humano é um ser-para-a-morte. E é a consciência da própria morte que possibilita o olhar crítico sobre a existência conduzindo o homem a uma vida autêntica. Em relação ao conceito de autenticidade da vida, assinale a alternativa correta. *
10 pontos
a) A vida autêntica resulta de um dionisíaco dizer sim ao apolíneo.
b) A vida autêntica é uma vida alienada na qual o sujeito se conforma com sua condição.
c) A vida autêntica corresponde a vida do prisioneiro dentro da caverna retratada por Platão.
d) A vida autêntica significa se projetar num futuro de possibilidades e superar o estado de coisas.
e) A vida autêntica representa um retorno a minoridade, onde o sujeito sai da autonomia e alcança a heteronomia.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Existindo para a própria morte, ele [o ser-aí] morre efetiva e constantemente até que não tenha chegado a seu próprio falecimento. Que o ser-aí morra efetivamente significa, além disso, que ele já sempre decidiu, de um ou outro modo, quanta a seu ser-para-a-morte.
A angústia compreende a precariedade humana em sua existência confundida com o mundo, ou seja, ela compreende o dasein como sentido ontológico e também o compreende como existência, no sentido de que a angústia o comprime perante seu projeto e sua morte.
Autêntica é a vida de quem deve o apelo do futuro, as próprias possibilidades. E já que entre as possibilidades humanas a ultima é a morte. Vive autenticamente aquele que leva em consideração a morte como a possibilidade de deixar de existir “aqui”, cessar.
considerar a possibilidade da morte a qualquer momento, então aproveitar cada momento como se fosse o último