O liberalismo político é retomado na obra de John Rawls. O autor faz uso do conceito de contrato social para explicar a relação em que o indivíduo abre mão de parte de sua liberdade para, em contrapartida, garantir o direito de pertencer ao grupo e ter preservada sua liberdade anterior. Com a adesão ao contrato social, os indivíduos escolheriam dois princípios para organizar a vida social. Na perspectiva de John Rawls, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os dois princípios seriam, justamente, liberdade e preservação da vida. ( ) O princípio da preservação da vida só é interrompido aos assassinos. ( ) Liberdade e igualdade são os dois princípios básicos do contrato social. ( ) Para Rawls, uma desigualdade mínima é aceitável. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A) F - F - V - V. B) F - V - V - F. C) V - V - F - F. D) V - F - F - V.
Respostas
Resposta:
B ) F - F - V - V.
Explicação:
Conforme o gabarito!
Podem confiar!
Resposta:
A) F - F - V - V.
Explicação:
( F ) Os dois princípios seriam, justamente, liberdade e preservação da vida.
( F ) O princípio da preservação da vida só é interrompido aos assassinos.
( V ) Liberdade e igualdade são os dois princípios básicos do contrato social.
( V ) Para Rawls, uma desigualdade mínima é aceitável.
Ele NÃO visava o princípio da preservação da vida. (Falsa)
Mais uma vez cita o princípio supracitado. (Falsa)
"Na visão de Rawls, para que haja justiça, ela precisa ser considerada justa de acordo com alguns princípios de igualdade. Na sua teoria da justiça como equidade o filósofo apresenta dois princípios de justiça fundamentais: a liberdade e a igualdade." (Verdadeira)
Para Rawls, uma desigualdade ainda que mínima, ainda seria demasiadamente significativa. Porém, ainda assim seria aceitável. (Verdadeira)