segundo o texto "A força da água" oque é o Inpresindivel para que o país cresça de forma sustentável?
Respostas
Resposta:
Explicação:A utilização da água como fonte de energia é muito antiga. Os moinhos que trituravam grãos, por exemplo, eram movidos pela força da água. Atualmente, a energia potencial da água é aproveitada para a geração de energia elétrica.
A energia elétrica é um importante recurso energético das sociedades industrializadas.
Oferta mundial de energia por fonte, 2000. Imagem: Clickideia
A energia hidroelétrica é considerada uma das mais vantajosas fontes de energia do ponto de vista ambiental, pois não gera resíduos tóxicos ou qualquer outro tipo de poluente; é renovável e, além disto, é uma das mais baratas formas de geração de energia. Isso, contudo, não faz da hidroeletricidade a fonte de energia mais usada no mundo. Muito pelo contrário, ela ocupa posição de pouco destaque, quando comparada com outras fontes. Observe o gráfico ao lado.
Maiores produtores mundiais de energia hidroeléctrica, 2000. Imagem: Clickideia
Mas se a energia hidroelétrica apresenta tanta vantagem, porque não é utilizada em maior escala? O problema é que nem todos os países apresentam condições geográficas propícias para a instalação de usinas hidroelétricas. A condição principal é ter rios perenes com grandes volumes de água, correndo em relevo de planalto. O Brasil é privilegiado neste sentido, pois possui o terceiro maior potencial de geração de energia hidroelétrica do Mundo, ficando atrás somente da Rússia e da China. Atualmente, o Brasil é o segundo maior produtor de energia hidroelétrica do Mundo.
Cerca de 93% do suprimento de energia elétrica no Brasil é coberto por energia hidroelétrica. Neste aspecto, a Bacia do Paraná tem destaque, pois é a que tem a maior parte de seu potencial hidroelétrico explorado (cerca de 40%). Aproximadamente 70% do potencial hidroelétrico brasileiro ainda não foi explorado, o que significa que este recurso energético ainda pode suprir demandas futuras por energia elétrica. (mapa do Brasil destacando hidroelétricas).
Aumentar a produção de energia hidroelétrica, no entanto, não é tarefa tão simples, pois demanda grandes investimentos e muitos estudos para que o impacto ambiental da instalação das usinas hidroelétricas seja o menor possível. Mas, sem dúvida alguma, melhorar a capacidade de produção de energia elétrica no Brasil é tarefa imprescindível para que o país cresça de forma sustentável. A indústria é o maior consumidor de energia elétrica no Brasil e a região Sudeste, a mais industrializada do País, demandará cada vez mais energia para movimentar suas atividades.
Dentre as alternativas de geração de energia elétrica no Brasil, a hidroelétrica parece ser a mais viável, pois as termoelétricas, embora mais fáceis de serem instaladas, são extremamente poluentes e perigosas (principalmente as termonucleares). Além disso, demandam combustíveis aos quais o país tem pouco acesso (carvão mineral e urânio).