O segundo a equação não balanceada. X C3H8 + Y O2 Z CO2 + W H2O + Calcule o número de mols de CO2 produzidos na combustão de 7 mols de gás propano.
Respostas
Resposta:
21 mols de CO₂
Explicação:
Primeiro vamos balancear a equação para encontrar a proporção entres as entidades participantes.
Balanceando:
C₃H₈ + O₂ --> CO₂ + H₂O
Vemos que nos reagentes existem 3 átomos de carbono e nos produtos temos apenas o CO₂ como a entidade que contém carbono, então vou multiplicar CO₂ por 3. A reação fica:
C₃H₈ + O₂ --> 3 CO₂ + H₂O
Os carbonos estão balanceados.
Vamos analisar os hidrogênios: a quantidade de hidrogênios nos reagentes é de 8 átomos, nos e nos produtos tempo apenas 2 na molécula de água, então eu vou multiplicar ela por 4, pois assim deixamos o a água com 8 hidrogênios. A reação fica:
C₃H₈ + O₂ --> 3 CO₂ + 4 H₂O
Por último vamos analisar os oxigênios: temos 2 átomos de oxigênios nos reagentes e nos produtos: ( 3.2 + 4.1= 10 átomos). Vou, então, multiplicar o O₂ nos reagentes por 5, assim ficamos com 10 átomos de oxigênio nos reagentes também.
Equação balanceada:
C₃H₈ + 5 O₂ --> 3 CO₂ + 4 H₂O
Quando temos uma relação balanceada, podemos compreender as proporções entre as substancias. A questão pergunta qual o número de mols de CO₂ produzido pela queima de 7 mols de C₃H₈.
Como balanceamos a reação, podemos perceber que existe uma proporção entre o C₃H₈ e o CO₂. A cada 1 mol de C₃H₈ consumidos, são formados 3 mols de CO₂. ( proporção de 1:3 lê-se uma para três)
Podemos montar uma regra de três. para calcular a quantidade de CO₂ liberado quando queimamos 7 mols de C₃H₈
Consumo de 1 mol de C₃H₈ ------->forma 3 mols de CO₂
Consumo de 7 mols de C₃H₈ ----------> forma x mols de CO₂
1 ----> 3
7-----> x
Cruzando:
x = 21 mols de CO₂
Logo, quando queimarmos 7 mols de C₃H₈, liberaremos 21 mols de CO₂