Através de pesquisa na apostila ou internet, identifique a unidade de concentração mais utilizada nas seguintes soluções: a) Teor alcoólico da cerveja: b) A concentração de paracetamol em um medicamento para dor de cabeça: c) A concentração de agentes poluentes na atmosfera
Respostas
Resposta:
a) % vol (porcentagem em volume)
b) mg/mL (miligramas por mililitros)
c) ppm (partes por milhão)
Explicação:
Soluções são misturas de duas ou mais substâncias que apresentam aspecto uniforme. Em laboratório, as soluções normalmente são preparadas dissolvendo-se uma massa determinada de soluto em uma certa quantidade de solvente. O conhecimento das quantidades de soluto, solvente e solução nos permite estabelecer relações matemáticas, denominadas concentrações das soluções. Os tipos de concentração envolve diferentes unidades de medida.
a) Devido à facilidade de medir o volume dos líquidos, a concentração de suas soluções é frequentemente expressa em porcentagem em volume. Geralmente são apresentadas nos rótulos das bebidas alcoólicas dessa maneira (% vol).
Exemplos:
Teor alcoólico skol - - 4,7 % vol (Significa 4,7 mL de álcool em 100 mL de solução)
Teor alcoólico Itaipava - 4,5 % vol (Significa 4,5 mL de álcool em 100 mL de solução)
b) Nas farmácias, podemos encontrar o medicamento paracetamol em gotas (para crianças e bebês), no qual a concentração é apresentada na caixa em mg/mL. Vale ressaltar que para adultos ele é comercializado na forma sólida, ou seja, em comprimidos de 500 mg, 750 mg.
Exemplos:
Paracetamol (bebê sabor cereja)
Concentração: 100 mg/mL (significa que para cada 1 mL de solução, há 100 mg de paracetamol).
Forma: Gotas
Paracetamol (sabor tuti fruti)
Concentração: 200 mg/mL (significa que para cada 1 mL de solução, há 200 mg de paracetamol).
Forma: Gotas
c) Para concentrações extremamente pequenas, principalmente poluentes do ar, é utilizado a unidade partes por milhão, representada por ppm. É a modalidade de concentração que relaciona uma parte do soluto com um milhão de partes do solvente (solução). Obs: Como a solução é muito diluída, a massa de solvente é praticamente igual à massa da solução.
Exemplo:
Em 2018, a concentração média de dióxido de carbono (CO2), gás responsável por aproximadamente dois terços do aquecimento da Terra, atingiu 407,8 ppm, segundo relatório da agência da ONU.